Desemprego a cair é estímulo para quem ainda procura regressar ao ativo.

2016-11-17 12:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Um cenário menos gravoso do que há quatro anos mas ainda assim a exigir uma intervenção permanente. É desta forma que os responsáveis do Instituto do Emprego e Formação Profissional falam da quebra nos números do desemprego.

Portugal tem perto de meio milhão de desempregados registados e na abertura da Feira de Emprego e Formação do Município de Ílhavo ficou expressa a certeza que havendo redução nos dados do desemprego há informação não registada que pode alterar a perceção. Ílhavo apresenta-se em linha com o todo nacional com 1524 desempregados registados em setembro de 2016 (com áudio).

Fernando Paiva castro, presidente da Associação Industrial do Distrito de Aveiro, lembra que empregados e patrões são faces de uma mesma moeda apesar de os novos tempos apontarem para soluções de criação do próprio emprego ou de empregos em "solitário".

“Nos dias de hoje os empregos tendem a ser mais autónomos e individualizados. Veja-se o caso de startups e trabalhos em casa, à distância, mas as empresas são os grandes empregadores e dinamizadores do mercado de trabalho”.

Este encontro promove a intermediação de emprego, o fomento ao empreendedorismo e a qualificação profissional. Fernando Caçoilo diz que a iniciativa, na Gafanha da Nazaré, no antigo centro cultural e atual Fábrica de Ideias, é uma feliz coincidência.

“Entendemos que é espaço que pode servir para constituir os nossos projetos e as nossas ideias. Esta segunda feira encaixa aqui que nem uma luva”.

Cidadãos de Ílhavo em situação de desemprego passaram pelo local e foram aconselhados a dedicar-se à procura de emprego como se fosse uma rotina de trabalho com hora marcada. Mensagem deixada por Dora Ribeiro, técnica do gabinete de estágios e saídas profissionais da Universidade de Aveiro.

“É um trabalho pensado, com calma, porque não há segunda oportunidade para criar uma boa primeira impressão. As empresas recebem dezenas de Cv´s. Temos que fazer a apresentação de forma organizada para eles saberem se a pessoa pode servir os intentos da empresa”.

Promovida pela Câmara Municipal de Ílhavo através do Serviço de Apoio à Formação e ao Emprego, esta ação tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento económico local, servindo de apoio à capacitação e à motivação dos que procuram emprego, para que o façam de forma mais eficaz, assumindo-se assim como um evento de intermediação de emprego, fomento ao empreendedorismo e à qualificação profissional do município.