Costa Verde recebe Open Day Indústria 4.0.

2018-05-24 07:49

Categoria: 

Concelho: 

Costa Verde e o IAPMEI dinamizam esta quinta mais um Open Day, subordinado ao tema Indústria 4.0.

Um evento que surge integrado num ciclo de Dias Abertos, previstos no programa Indústria 4.0, que tem como objetivo partilhar e disseminar o modus operandi de fábricas tecnologicamente avançadas, que operam em vários segmentos relevantes em Portugal.

Esta iniciativa, que contará com a presença da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, é um momento de reconhecimento para a empresa, que foi escolhida a nível nacional para albergar o evento.

A Costa Verde assume ter, provavelmente, “a melhor unidade fabril de porcelana em todo o mundo”, reflexo da forte aposta nos sistemas avançados de informação, como são exemplo, a Implementação do MES – Manufacturing Execution System, CRM, modelação 3D e plataforma energética.

Neste contexto, destaca ainda o investimento em sistemas avançados de produção, através da produção aditiva e impressão 3D e o sistema robotizado com colagem automática de asas nas chávenas, cujo percurso ilustra a adaptação ao paradigma da Indústria 4.0.

O objetivo deste encontro é dar a conhecer a tecnologia utilizada no processo produtivo da Costa Verde, que faz com que assuma uma posição de liderança tecnológica, ao nível da Indústria Cerâmica e da endogeneização, dos princípios indutores da economia circular.

Os Open Days i4.0 contemplam, além de momentos de networking e partilha de informação, visitas às mais avançadas unidades industriais portuguesas, num formato interativo; a apresentação das suas tecnologias mais inovadoras; exposição de produtos finais com possibilidade de interação; hands-on relacionadas com a fileira e fóruns de discussão entre participantes e colaboradores.