Costa Verde em projeto para chegar aos "pratos inteligentes".

2018-09-27 08:28

Categoria: 

Concelho: 

A Costa Verde está envolvida num projeto de desenvolvimento de artigos de mesa de alta performance, adequados às atuais exigências do mercado, com especial enfoque no setor hoteleiro e da restauração.

O Primecer visa o fabrico de novos produtos para responder aos mais exigentes requisitos de desempenho relacionados com a resistência do bordo e o metal marking.

Ao mesmo tempo, devem dar resposta às novas tendências de mercado no respeitante a novos recursos, particularmente no que toca à conservação da temperatura dos alimentos.

Como resultado deste projeto, pretende-se obter condições tecnológicas que permitam a colocação no mercado de produtos de melhor desempenho e novas funcionalidades.

De forma a atingir estes objetivos, a equipa de investigação está centrada na utilização de partículas e fibras, em escala nano, que são incorporadas em diferentes áreas funcionais e especificadas de acordo com a função a promover.

O impacto da utilização de materiais nanoestruturados será considerado como estudo da potencial exposição de trabalhadores a nanopartículas aero-suspensas e consequente prevenção.

A equipa de projeto é liderada pela Costa Verde, que reúne ainda o Centro Tecnológico da Cerâmica e Vidro, com expertise no desenvolvimento de produtos de mesa, e o International Iberian Nanotechnology Laboratory, organização internacional de pesquisa na Europa no campo da nanociência e nanotecnologia.