Costa Nova acolhe sessão de apresentação de plataforma vocacionada para a mobilidade inteligente.

2017-07-07 07:41

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto de Telecomunicações, da UA, apresenta esta sexta-feira, 7 de julho, os contornos daquilo que será, em breve, uma plataforma tecnológica para o desenvolvimento e experimentação de soluções de mobilidade inteligente no concelho de Ílhavo.

Trata-se do projeto Plataforma Aberta para o Desenvolvimento e Experimentação de Soluções para a Mobilidade (PASMO), cujos propósitos passam por fomentar a investigação e o desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes por parte das empresas que atuam na área da mobilidade.

Destaque para as que desenvolvem serviços e equipamentos para sistemas inteligentes de transportes aos operadores de transportes e telecomunicações passando pelas que se dedicam à monitorização ambiental.

Pretende-se que esta plataforma fique disponível ao longo de vários quilómetros do corredor da A25, bem como nas praias da Barra e da Costa Nova.

Cofinanciado pelo programa Centro 2020, com um orçamento de 370.000 euros e um prazo de execução de dois anos, o projeto PASMO funcionará como um lugar de confluência de empresas, de pessoas e de conhecimento, como uma plataforma aberta à experimentação de um sistema de transporte inteligente e um ecossistema de inovação aberta (Living Lab), onde as empresas possam colaborar no sentido de criar, desenvolver e validar equipamentos e serviços, protocolos, processos, aplicações e standards.

A apresentação pública do projeto, em que o Município de Ílhavo é parceiro estratégico e no qual também está envolvida a ASCENDI, concessionária da A25, decorre esta sexta-feira, às 9h30, no Cais Criativo da Costa Nova (Ílhavo).

Participam na sessão o vice-reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Vila Real, de Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, e o secretário técnico do programa Centro 2020, Bernardo Campos.

Jorge Pereira, principal scientific officer na União Europeia, proferirá uma palestra intitulada "From CAD to CCAM – Challenges and Opportunities", seguindo-se um painel, pelas 11h50, cujo tema é “Sistemas inteligentes de transportes e cidades inteligentes: desafios e oportunidades”, com intervenções do presidente do Instituto da Mobilidade e Transportes, Eduardo Feio, de Jorge Sales Gomes (A-to-B), José Alberto Fonseca (UA/IT), Carlos Sá Carneiro (Portugal Telecom) e Rui Aguiar (UA/IT).