CIP promove debate sobre ligação ferroviária Aveiro - Salamanca.

2018-07-18 18:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Confederação Empresarial de Portugal, através do seu Conselho da Indústria Portuguesa, organiza a Conferência-Debate dedicada ao tema “O investimento na ferrovia é um pressuposto da competitividade - A solução Aveiro-Salamanca”.

Encontro, esta quinta, no dia em que o Primeiro-Ministro está em Aveiro nos contratos de investimento da Renault Cacia sendo a indústria automóvel uma das que defende a importância da ligação dedicada.

A sessão, às 16h30, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, pretende contribuir para o debate público sobre o Programa Nacional de Investimentos 2030, lançado recentemente pelo Governo e que, segundo os empresários, constitui “provavelmente a última oportunidade do País para suprir as enormes fragilidades competitivas da ferrovia nacional”.

Com este debate, a CIP, através do seu Conselho da Indústria Portuguesa, pretende alertar o Governo para “a necessidade de não repetir os erros do passado no que toca ao planeamento das infraestruturas de transporte estratégicas para a competitividade do País”.

O debate contará com as seguintes intervenções de Luís Mira Amaral, do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP; Jaime Vieira dos Santos da Comunidade Portuária de Leixões com o tema “Uma visão integrada da logística – a complementaridade do transporte de mercadorias por via marítima e ferroviária como forma de melhorar a competitividade” e Luís Cabral da Silva, Especialista em Transportes e Vias de Comunicação (Ordem dos Engenheiros) com intervenção sobre “Oportunidades no âmbito dos Quadros Comunitários de Apoio 2014/20 e 2021/27”.