Centro de Portugal mostra valores na "Cidade das Tradições" em Lisboa.

2015-09-18 09:05

Categoria: 

Concelho: 

A Turismo do Centro é o destino convidado da Cidade das Tradições em Lisboa. São três dias de animação e de apresentação das artes e ofícios regionais, gastronomia, associações culturais, imprensa regional, entre outras iniciativas e temáticas culturais do Centro de Portugal. A Cidade das Tradições é um evento produzido pela Fundação INATEL que visa dar a conhecer a diversidade patrimonial cultural imaterial, assim como, aproximar o território das populações. A iniciativa decorre no Parque de Jogos 1º de Maio, em Alvalade (Lisboa).

A maior região turística nacional - o Centro de Portugal - cuja principal característica é a diversidade de produtos e oferta, leva à Cidade das Tradições elementos fortemente identitários da cultura regional. Neste contexto, as ruas floridas de Pereiro de Mação, o cortejo do Festa dos Tabuleiros de Tomar, a Canção de Coimbra (Fado), as Adufeiras de Monsanto, as Gaitas-de-Foles de Coimbra e o Moliceiro (barco tradicional da Ria de Aveiro) vão vestir o recinto com uma explosão de cores, som e alegria. 

Os visitantes da Cidade das Tradições podem participar nas diversas oficinas (Canção de Coimbra e flores de Mação), conhecer e adquirir produtos como o burel, a cerâmica artística, as miniaturas de madeira, a salicultura e subprodutos do sal, os tapetes artesanais, a doçaria, a gastronomia, os vinhos e licores entre outros produtos tradicionais. Também os jogos tradicionais da Guarda e a mostra de cães da Serra da Estrela garantem ótimos momentos de lazer, em família e com os amigos.