Centro de Interpretação Ambiental do Bioria mantém atividade no Inverno com sucesso.

2015-02-23 20:15

Categoria: 

Concelho: 

Em apenas quatro meses, da designada “época baixa”, a porta de entrada para o BioRia registou mais de 5 mil visitantes. Salreu e o centro de interpretação continuam a justificar a aposta. O CIA é o único ponto da rede dos 8 percursos BioRia onde é feita a contagem de visitantes. Em 2014, entre abril e setembro, foram contabilizados mais de 17 mil pessoas, num balanço positivo da atividade de primavera-verão. 

A procura levou a Câmara Municipal de Estarreja a apostar na abertura do CIA aos fins de semana nos meses de outono e inverno. Até agora, este espaço de receção funcionava diariamente entre abril e setembro. "A aposta acabou por superar as expectativas e no primeiro quadrimestre, entre outubro e janeiro com o novo horário, o BioRia recebeu 5337 visitantes apenas durante os fins de semana".

Nos dias 11 e 12 de abril, Estarreja recebe a 2ª edição da “ObservaRia”, feira internacional dedicada ao Turismo de Natureza, e em especial ao birdwatching, uma modalidade com particular ênfase na observação de aves, direta ou com recurso a binóculos ou telescópios de campo. Inclui também a fotografia de natureza e ilustração científica. Organizada pela Câmara Municipal de Estarreja e ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a ObservaRia – Estarreja 2015 reúne um programa com atividades em torno da observação de aves.

O programa da feira prevê a realização de palestras, ações de formação, workshops, ateliers de educação ambiental, exposições, passeios (pedestres, em barco moliceiro, em veículo elétrico, em kayak), voo cativo em balão de ar quente e concurso de fotografia.