Cacia: Empresário que liderou empresas do setor da celulose morreu este fim de semana.

2018-08-20 12:02

Categoria: 

Concelho: 

Pedro Queiroz Pereira assistiu em Cacia a um dos últimos grandes investimentos do grupo Navigator na fábrica de papel tissue.

O empresário, que tinha a maioria do capital do acionista maioritário da The Navigator Company faleceu, este fim de semana, em Ibizia, na sequência de uma queda a bordo do seu iate.

A modernização do processo produtivo está agora mais vincada na fábrica de papel, para uso doméstico, num investimento superior a 120 milhões de euros, e o dono da Semapa que controla com maioria o grupo de pasta e papel, foi uma das vozes críticas da iniciativa do Governo de restringir as áreas de plantação de eucalipto.

Nessa fase de debate, Pedro Queiroz Pereira assumiu que as medidas restritivas iriam penalizar as empresas desta indústria exportadora e confessou desconfiança com a solução política encontrada para a governação do país com apoio parlamentar de PS, PCP e BE.

Desaparece um dos grandes investidores do país e, segurança, figura marcante pela implantação em Cacia de um dos gigantes da indústria do papel.

A história da unidade de Cacia inclui em 1957 a produção, pela primeira vez a nível mundial, de pasta de papel a partir de eucalipto pelo processo Kraft. Atualmente, conta com unidades em Cacia, Figueira e Setúbal.