Bosch quer manter ritmo de crescimento.

2016-04-27 14:48

Categoria: 

Concelho: 

O Grupo Bosch mantém crescimento após lucros recorde do ano anterior.  Após os resultados recorde alcançados em 2015, o Grupo Bosch quer manter a tendência de crescimento. Apesar de um contexto de mercado difícil e incertezas geopolíticas, as expectativas do fornecedor global de tecnologia e serviços para 2016 apontam para um aumento de 3 a 5 por cento nas vendas. 

O Grupo Bosch quer continuar a crescer mais rapidamente do que os seus mercados-chave. Entretanto, se a desaceleração verificada no primeiro trimestre do ano em algumas regiões e mercados se mantiver, o crescimento das vendas deverá ficar nos 3 por cento. Mesmo com um ritmo de mercado moderado no primeiro trimestre de 2016, a Bosch registou um aumento de vendas de cerca de 3 por cento em relação ao período homólogo. Depois de ajustados aos efeitos cambiais, este crescimento foi de 4 por cento. Este resultado foi alcançado apesar do grande crescimento nominal do primeiro trimestre de 2015. 

“Queremos desenvolver o nosso negócio com produtos e serviços inovadores,” afirma Volkmar Denner, presidente do conselho de administração da Bosch, durante a conferência anual no Centro de Investigação da Bosch em Renningen. “Estamos a utilizar, cada vez mais, serviços conectados para desenvolver o nosso negócio de hardware”, acrescentou Denner. Desta forma, a empresa beneficia não só da sua versatilidade tecnológica, mas também da sua ampla especialização e domínio do setor. Como Denner explicou, “No futuro, a Bosch não irá apenas relacionar-se com os consumidores através dos seus carros ou cozinhas. Os serviços conectados serão uma constante em muitos aspetos do dia-a-dia.” 

As apostas de futuro estão centradas no aumento da conectividade que vai tornar a vida mais fácil e mais conveniente na casa inteligente, em soluções de mobilidade com uma app para o carro, bicicleta, autocarro e comboio e o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica necessária para amplificar soluções de conectividade com a Cloud da empresa.

A 31 de dezembro de 2015, o Grupo Bosch tinha perto de 375.000 colaboradores em todo o mundo. O número de colaboradores aumentou em 17.600 pessoas. Os maiores aumentos registaram-se na Europa Central e de Leste, Alemanha, na região Ásia Pacífico e nos Estados Unidos. No ano corrente, a Bosch pretende contratar cerca de 14.000 licenciados em todo o mundo, com conhecimentos em software. Até ao momento, perto de metade das vagas na Bosch estão relacionadas com software.

A unidade de Aveiro, especializada em soluções de água quente, tem em construção o novo Centro de Investigação e Desenvolvimento que deverá ficar concluído este ano num investimento de 25 milhões de euros.