BE preocupado com "dispensas" no setor automóvel.

2020-04-08 13:52

Categoria: 

Concelho: 

O Grupo Faurécia poderá estar a preparar um ajustamento no quadro de pessoal.

O Bloco de Esquerda pede esclarecimentos ao Governo sobre a eventual dispensa de 400 trabalhadores deste grupo recrutados por empresas de trabalho temporário.

“Chegou ao conhecimento do Bloco de Esquerda que as empresas Faurécia Metal e Faurécia Moldados pertencentes ao grupo Faurécia, situadas em São João da Madeira, preparam-se para despedir mais de 400 trabalhadores dos atuais cerca de 2100”.

Estas empresas encontram-se em lay off e, segundo o BE, poderão dispensar trabalhadores contratados através de empresas de trabalho temporário ou que tenham contratos temporários.

“Estamos a falar de uma multinacional que movimento muitas receitas e que ao longo dos anos tem recebido inúmeros apoios para a sua fixação em Portugal, mas que agora está a usar como argumento a existência da pandemia relacionada com a Covid-19 para fazer despedimentos de forma massiva”.

Moisés Ferreira teme uma crise social e alerta para os efeitos das decisões no campo do emprego.

“A Autoridade para as Condições do Trabalho deve intervir imediatamente neste caso e o Governo deve fazer uso da possibilidade de impedir despedimentos que lhe é conferido pelo atual Estado de Emergência. Preservar os postos de trabalho, proteger os rendimentos dos trabalhadores e não permitir que multinacionais aproveitem a crise epidémica para despedir a seu belo prazer é o que tem de ser feito”.