Bairrada recebe apresentação do cluster de cooperação para "Valorizar o Enoturismo na Região Centro".

2019-05-09 10:45

Categoria: 

Concelho: 

A Bairrada integra o cluster de cooperação para ‘Valorizar o Enoturismo na Região Centro’.

O protocolo une as cinco Comissões Vitivinícolas da Região Centro com destaque para Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo

‘Valorizar o Enoturismo na Região Centro’ foi o ponto de partida para uma candidatura apresentada, “a uma só voz”, pelo cluster das cinco Comissões Vitivinícolas desta região no âmbito do novo ‘Programa de Acção para o Enoturismo’, lançado pelo Turismo de Portugal devido à importância no panorama económico-social do país.

Já aprovada a candidatura, é formalizada a sua apresentação, em sessão a decorrer esta sexta-feira, dia 10 de Maio, às 10h30, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.

O local de apresentação está relacionado com a aposta da Bairrada como entidade líder do “Programa de Acção para o Enoturismo na Região Centro”.

Na sexta-feira, a ordem de trabalhos começa com a assinatura do protocolo de cooperação entre as cinco Comissões Vitivinícolas e do contrato de financiamento para o Enoturismo na Região Centro, celebrado com o Turismo de Portugal.

De seguida, Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, faz a apresentação do projecto “Programa de Qualificação da oferta enoturística da Região Centro”, e Jorge Sampaio, presidente da Associação Rota da Bairrada, fala acerca da Rota (dos vinhos) da Bairrada.

Para abordar o tema da “Gestão de uma unidade de enoturismo” são apresentados os casos do Grupo Bacalhôa e da Quinta Madre d’Água, por Sónia Oliveira e Maria Inês Ferreira, respectivamente.

Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal vai abordar a importância do “Enoturismo no Centro de Portugal” e Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, dar a conhecer o “Programa de Acção para o Enoturismo em Portugal”.

Às 12h45 é chegado o momento do encerramento deste encontro com um “Bairrada de Honra”.