Bairrada quer centro de investigação de espumantes.

2016-11-29 14:37

Categoria: 

Concelho: 

O ministro da Agricultura manifestou hoje abertura para discutir a instalação na Estação Vitivinícola da Bairrada de um centro de investigação de espumantes, projeto conjunto da Câmara de Anadia, da Rota da Bairrada e da Comissão Vitivinícola.

"Temos toda a disponibilidade para encontrar soluções que valorizem o património, no caso da Estação Vitivinícola", disse o ministro Capoulas dos Santos, na Curia (Anadia), no final de uma curta intervenção na cerimónia que assinalou o décimo aniversário da criação da Associação Rota da Bairrada.

A declaração do ministro foi recebida como "otimismo moderado" pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Belém, que minutos antes tinha defendido que a instalação do centro de investigação de espumantes na Estação Vitivinícola da Bairrada (EBV) é a melhor forma de preservar um edifício centenário.

A autarca destacou o trabalho pioneiro desta instituição, criada em 1887, considerando-o essencial para a liderança desta região demarcada na produção de espumantes nacionais.

Segundo dados oficiais, quase dois terços dos vinhos espumantes nacionais são produzidos na Bairrada, região que é responsável pela venda anual de cerca de 5,5 milhões a seis milhões de garrafas.

Estes números, argumenta a autarca, reforçam a necessidade de criação do centro de investigação de espumantes, que terá o apoio científico do Biocant de Cantanhede e das universidades de Coimbra, Aveiro e Trás-os-Montes e Alto Douro.

Capoulas Santos teve ainda palavras de elogio para o trabalho desenvolvidos nos últimos dez anos pela Associação da Rota da Bairrada, entidade de caráter regional, constituída sem fins lucrativos, que tem como objetivo "a dinamização, promoção e valorização da atividade vitivinícola da Bairrada, e atividades afins, enquanto produtos turísticos e culturais da região".

A Associação promove ativamente as riquezas turísticas, gastronómicas e vinícolas da região, com destaque para as belezas do Luso e da Curia, os vinhos da casta Baga e o tradicional leitão assado à moda da Bairrada, e propõe cinco roteiros turísticos numa região que abrange os concelhos de Águeda, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada e Vagos, além de Oliveira do Bairro.

"O balanço destes dez anos, com uma aposta na estruturação do produto enoturístico constituído pelos vinhos da Bairrada, produtos regionais e oferta turística é extremamente positivo", resumiu o presidente da associação, Jorge Sampaio, que promete continuar a investir no "reposicionamento da marca Bairrada".

Texto: Lusa