Bairrada a caminho de feira de vinhos na Alemanha.

2016-03-08 15:26

Categoria: 

Concelho: 

A Bairrada vai estar representada na ProWein. Este ano com foco nos espumantes, com destaque para os Baga Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Bairrada volta a promover a região na ProWein, o maior ponto de encontro entre quem vende e quem compra no mercado mundial de vinhos.

Os néctares estão já de partida para a mais importante e prestigiada feira mundial do sector que vai ter lugar em Düsseldorf, na Alemanha, de 13 a 15 de Março, e a aposta estará centrada na divulgação do projeto Baga Bairrada.

Baga Bairrada é uma iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, aberta a todos os produtores da região, com o propósito de estabelecer um standard colectivo para “um espumante” feito a partir da casta bandeira da região, a Baga. Uma nova categoria para um produto distinto, com regras de produção e identidade gráfica próprias, criada para melhor promover e vender a região – e seus vinhos – em Portugal e no Mundo.

Depois de em 2015 a conceituada crítica de vinhos e jornalista Christina Fischer – que escreve para publicações como a Vinum, a Sommelier e a Allgemeine Hotel- und Gastronomie-Zeitung – ter ministrado um seminário em que abordou de forma mais genérica a região, seu terroir e vinhos, este ano a abordagem será mais específica, sob o tema ‘Bairrada Buble Point’. Durante cerca de uma hora, profissionais do sector e compradores internacionais vão ter a possibilidade de se “especializar” nos espumantes da Bairrada.

Este é um dos primeiros passos de promoção internacional do projeto de espumantes fora de Portugal, seguindo-se uma ação promocional em Inglaterra.