"Aveiro tem forte ação na área das TICE e tem lógica que o Techdays tenha sede em Aveiro" - Vasco Lagarto.

2017-10-09 10:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro é o palco certo do TECHDAYS e o evento de 12 a 14 de outubro no Parque de Exposições de Aveiro está na casa principal do cluster das telecomunicações. Ideia defendida por Vasco Lagarto, presidente da Tice.pt que vê no evento uma oportunidade de analisar a evolução tecnológica dos últimos anos.

Um dos principais objetivos do TECHDAYS é contribuir para a reafirmação do posicionamento de Aveiro - Cidade e Região - como referência nacional e internacional na área das TICE, reforçando a imagem e visibilidade dos projetos empresariais existentes neste território e potenciando a constituição de novas e mais relevantes parcerias com empresas e entidades de outros setores da atividade económica.

Vasco Lagarto assegura que essa aposta é conseguida no espaço que agrupa universidade, empresas e centros de investigação (com áudio).

O encontro de Aveiro vai fazer balanço ao passado e projetar o futuro num mundo em aceleração. “É evidente que acertar no euromilhões depois dos números saírem é fácil. Não vou dizer que estaria a prever que tudo acontecesse com a velocidade que está a acontecer. Mas poderíamos prever que as coisas iriam evoluir”.

Uma das principais áreas estratégicas do evento é a dinamização de diferentes conferências e workshops que, ao longo dos três dias do evento, vão atrair diferentes públicos ao TECHDAYS.

A Sessão de Abertura marcada para dia 12 de outubro, contará com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (José Ribau Esteves), do Reitor da Universidade de Aveiro (Manuel Assunção), do CTO da Altice/Meo (Alexandre Fonseca) e do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação (Carlos Moedas).

Após as intervenções iniciais está programada uma breve apresentação técnica dedicada ao tema “5G City” que ficará a cargo de Adrian Matei, Diretor na Ericsson do “Strategy 5G Program”.

Em destaque a conferência “IT 25 anos” que conta com a presença do Comissário Carlos Moedas, de Paulo Nordeste, José Manuel Mendonça (Presidente do INESC-TEC), Martin Cooper (conhecido como o “pai” do telemóvel), Upkar Dhaliwal que falará sobre comunicações wireless do futuro e de Paolo Villoresi que falará do potencial das comunicações quânticas.

A sessão será encerrada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia Manuel Heitor.

No programa dos três dias contam-se momentos como a final do BfK IDEAS 2017, o INFórum, Simpósio de Informática e o Congresso Internacional de Negócios.