Aveiro: Taxa de ocupação da hotelaria perto dos 80% em Junho.

2019-08-22 16:11

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Dados da hotelaria nacional confirmam mais um ano de sucesso para o turismo.

De acordo com o AHP Tourism Monitors, ferramenta exclusiva de recolha de dados da Hotelaria nacional trabalhados mensalmente pela Associação da Hotelaria de Portugal, em junho de 2019 a Taxa de Ocupação (TO) nacional fixou-se nos 81%, enquanto o preço médio por quarto ocupado (ARR) e o preço médio por quarto disponível (RevPar) registaram, ambos, um crescimento de 8%, face ao mesmo mês do ano anterior.

Em junho de 2019, a TO em Portugal subiu 0,1 p.p., atingindo os 81%. Destaque para o crescimento expressivo neste indicador nos destinos Aveiro (mais 10,7 p.p.), Costa Azul (mais 7,1 p.p.) e Alentejo (mais 6 p.p.).

Lisboa (89%), Açores (86%) e Grande Porto (83%) foram os que registaram a maior taxa de ocupação no mês de junho.

Já quanto ao ARR, este subiu 2%, fixando-se nos 109 euros. Neste indicador, a destacar o crescimento de todos os destinos turísticos, à exceção do Algarve que manteve o mesmo ARR do ano anterior.

O RevPar foi de 88 euros, mais 8% face ao período homólogo. Os destinos turísticos com o RevPar mais elevado foram Lisboa (120 euros), Grande Porto (91 euros) e Estoril/Sintra (80 euros).

Aqui, há a registar o crescimento claro dos destinos Minho (mais 47%), Costa Azul (mais 41%) e Aveiro (mais 38%).

Tanto no ARR e RevPar, há a salientar o crescimento de 17%, em ambos os indicadores, na categoria cinco estrelas a nível nacional.

Cristina Siza Vieira, CEO da AHP, comenta que “em junho os grandes eventos mostraram ser, mais uma vez, muito importantes para a hotelaria nacional”.

Durante o mês de junho de 2019, o destino turístico Aveiro apresentou uma variação positiva de 20% no ARR e o RevPar fixou-se nos 60 euros. A TO foi de 78%, mais 10,7 p.p. do que em junho de 2018.

A AHP reestruturou a configuração dos destinos turísticos da Área Promocional Centro com vista a um melhor equilíbrio entre as várias regiões e conferir aos destinos que a integram uma maior equidade e rigor que permitirá melhorar a análise de performance.

Esta Área promocional passa a ter uma nova composição: Destino turístico Aveiro, Destino turístico Coimbra, Destino turístico Beira Interior & Viseu, Destino turístico Oeste e Destino turístico Leiria/Fátima/Templários.