Aveiro recebe apresentação de projeto de incentivo ao uso de bicicletas nas Universidades.

2015-11-20 14:22

Categoria: 

Concelho: 

O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, em articulação com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, promove a apresentação do “U-Bike”, projeto que tem como principal objetivo promover o uso de bicicletas elétricas e convencionais nas comunidades académicas.

O projeto será apresentado pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, em sessão, na segunda-feira, às 11h00, no Auditório da Antiga Capitania do Porto de Aveiro.

O projeto U-Bike Portugal enquadra-se nos apoios do Portugal 2020 e pretende estimular a adoção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis. Assim, o PO SEUR vai lançar um “Aviso-Concurso” dirigido às instituições públicas de ensino superior, em parceria com o IMT, para a implementação de projetos nas comunidades académicas com o objetivo de gerar poupanças de energia primária obtidas através da transferência modal do transporte individual motorizado para o modo ciclável.

Na sua intervenção, Helena Pinheiro de Azevedo, gestora do PO SEUR, dará indicações sobre as linhas orientadoras das candidaturas a submeter no âmbito do Aviso apresentado por este Programa Operacional do Portugal 2020, que terá apoio do Fundo de Coesão.

A sessão de encerramento será presidida pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.