Aveiro: Antigo Palacete de Valdemouro reabriu como hotel de luxo inspirado na vida e obra de Eça de Queiroz.

2023-09-15 06:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro já tem hotel de cinco estrelas no centro da cidade.

O MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro abriu portas aos primeiros clientes e mostra a ambiência da era queirosiana numa oferta diferenciada em unidade do segmento de luxo.

Este hotel de charme, na categoria de cinco estrelas, foi construído num edifício histórico do séc. XVIII, totalmente reabilitado e restaurado, outrora residência do pai e família de Eça de Queiroz e que foi propriedade da Diocese.

Conceito e decoração são inspirados na vida e obra do escritor e diplomata Eça de Queiroz, contam com alguns apontamentos a fazer lembrar o estilo francês do séc. XIX, país onde residiu até ao fim dos seus dias.

Margarida Antão, diretora-geral da marca MS Collection, refere que “o Palacete de Valdemouro é um dos mais requintados edifícios oitocentistas da cidade e é essa experiência de sofisticação e qualidade que pretendemos oferecer aos nossos hóspedes”.

“Inspiramo-nos em 150 anos de história e na vida de Eça de Queiroz para recriar um ambiente de charme, único, no nosso hotel, enriquecido por um serviço de excelência, personalizado e sempre atento ao pormenor, para tornar cada estada inesquecível. Foi um desafio muito grande, mas um orgulho ainda maior o de podermos dar uma nova vida à história deste local. Por isso, é com muito entusiasmo que hoje anunciamos a abertura de portas. Toda a equipa está pronta para fazer o melhor e surpreender aqueles que nos visitarem.”

Com uma fachada neoclássica brasonada e quatro pisos, o hotel tem à disposição 39 quartos repletos de história.

Cada quarto “Temático” tem a particularidade de ser único, inspirado numa das personagens das obras de Eça de Queiroz, que lhe dá o nome.

Ou seja, os hóspedes podem ter a experiência de ficar alojados no quarto “Carlos da Maia”, “Maria Eduarda”, “Primo Basílio”, “Padre Amaro”, “Artur Covelo”, “Gonçalo Ramires”, “Jacinto Tormes”, “Luísa de Brito”, “Afonso da Maia” ou “João da Ega”.

A decoração dos quartos “Clássicos” destaca-se por integrar elementos-chave que fazem lembrar o método de escrita antigo, como é o caso das penas.

Por sua vez, os “Signature” apresentam-se com uma decoração inspirada no estilo Art Déco, representativo da cidade de Aveiro, considerada a cidade-museu da Arte Nova em Portugal.

Existe uma sala de leitura Eça de Queiroz, uma ode ao escritor e diplomata.

Lá é possível admirar o espólio disponibilizado pela Fundação Eça de Queiroz – com a qual o hotel estabeleceu um protocolo de colaboração – proporcionando uma autêntica viagem no tempo, através de diversas fotografias, objetos pessoais, entre outros artefactos.

Estão ainda disponíveis livros para consulta ou aquisição e um busto dourado de Eça de Queiroz, concebido propositadamente para o efeito.

No piso térreo, encontra-se ainda o restaurante de fine dining “Prosa”, concebido em parceria com o Chef Rui Paula.

O bar serve de apoio ao restaurante e à piscina exterior do hotel. E é precisamente aqui, junto à piscina, que pode ser contemplado o mural “Scratching the Surface – Eça” criado por Alexandre Farto aka Vhils que homenageia e interpreta Eça de Queiroz.

Através desta intervenção, Vhils tem como objetivo desvendar as camadas ocultas da história que se encontram por baixo da superfície, conectando passado e presente numa peça intemporal.

Tem ginário, SPA, piscina interior de água aquecida, jacuzzi, sauna, banho turco e duche sensorial estando, igualmente, aberto ao público.

Os preços da estada no MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro variam entre os 230 e 700 euros, por noite em quarto duplo.