Aveiro: Acessos ao Glicínias complicam-se com obras na antiga EN109. Câmara apela à compreensão.

2019-07-03 08:14

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro reconhece os incómodos com as primeiras obras na antiga EN109 nas imediações da futura instalação da Mercadona e do Glicínias e admite que os próximos meses trarão mais obras e mais problemas.

Apela à compreensão dos cidadãos para esse esforço de investimento ao abrigo das contrapartidas de ampliação do Glicínias.

Em curso está já a reestruturação do eixo de ligação entre a Rotunda do Eucalipto e a Rotunda localizada à frente da entrada principal do Centro Comercial, assim como criação de um novo acesso de entrada na área do loteamento no sentido sul/norte entre a Rotunda do Eucalipto e a Linha do Norte.

A Vougainvest que se prepara para a ampliação do Glicínias num investimento de 40 milhões de euros tem a obrigação de executar várias intervenções que totalizam cerca de 1,5 milhões de euros.

Vai cumprir o alargamento do tabuleiro da antiga EN109 na passagem superior sobre a Linha do Norte (ferrovia), junto ao Pingo Doce, com ligação em três faixas em cada sentido do trânsito na ligação entre o cruzamento da Estrada de São Bernardo e a Rotunda do Eucalipto, com atravessamento inferior à EN109 para peões e bicicletas, no viaduto da Linha do Norte.

Outra das obras é a reestruturação do cruzamento da ex-EN109 com a EN235, de forma a permitir que o tráfego que entra na EN109 vindo da EN235 e se dirige para norte, possa entrar diretamente no túnel, retirando-o da circulação na Rotunda do Eucalipto.

Para mais tarde ficam intervenções de construção de uma Rotunda na Rua Direita de Aradas e a execução da malha viária envolvente do lado nascente do Centro Comercial, com construção e qualificação da rede viária de ligação à Passagem Superior sobre a Linha do Norte junto à EB 2,3 de São Bernardo.

Quanto à primeira fase os constrangimentos de trânsito vão fazer-se sentir sobretudo no acesso ao Centro Comercial Glicínias.