ASM vai produzir no Porto de Aveiro torres eólicas para operar no mar.

2017-11-25 22:49

Categoria: 

Concelho: 

A ASM Industries avança com nova unidade de produção no Porto de Aveiro para estruturas offshore. 

Esta unidade visa a construção de torres eólicas e fundações para aplicação offshore (em pleno mar) e resulta da assinatura de um contrato de concessão com a Administração do Porto de Aveiro (APA), formalizada hoje, dia 25 de novembro, numa cerimónia presidida pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A construção da nova infraestrutura industrial terá início em janeiro de 2018, e compreende uma área total de cerca de 72 mil m2 e a criação de 150 postos de trabalho.

“O nosso know how no fabrico de equipamentos para a produção de energia, quer onshore, quer offshore, permite-nos agora fundar a ASM Offshore, que visa acompanhar as tendências deste mercado e criar condições favoráveis para o fornecimento de equipamentos metálicos de grandes dimensões e peso para aplicação em novos parques eólicos offshore”, destaca Adelino Costa Matos, CEO da ASM Industries.

A nova fábrica do Grupo ASM, que ficará instalada na Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro (ZALI), representa um investimento de 25 milhões de euros, oriundos de um cofinanciamento do programa Compete 2020 / Portugal 2020 / Fundos Europeus Estruturais e de Desenvolvimento da União Europeia.

A reestruturação do Porto de Aveiro será executada pela APA, e prevê-se o início da produção de equipamentos na unidade exclusiva da ASM Offshore no primeiro quadrimestre de 2019.

Adelino Matos reforça que “esta nova unidade exclusiva para a área offshore é única em Portugal, no que respeita a produtos metálicos para esta indústria. É a solução mais apropriada por ter uma localização estratégica, com acesso direto a um cais portuário que permite descargas de matérias-primas e cargas de produto acabado, e que será dotada de tecnologia de ponta”.

“Pretendemos ter uma maior capacidade produtiva em Portugal para podermos dar uma resposta eficaz à indústria offshore nos principais mercados europeus, como o Reino Unido e França, e nos mercados da América do Norte e América Latina, onde estão a surgir novos projetos offshore”, salienta o CEO da ASM Industries.

A ASM Industries, subholding do Grupo A. Silva Matos, é uma estrutura empresarial exclusivamente familiar.

O Grupo teve origem em 1980, quando Adelino Silva Matos fundou, com a mulher, Edite da Silva e Costa Matos, a A. Silva Matos Metalomecânica Lda., especializada em equipamentos em aço para as indústrias do gás, alimentar, petroquímica, entre outras.

Hoje, a subholding da área das energias renováveis, a ASM Industries, é administrada por Adelino Costa Matos, o mais novo dos três filhos do fundador.

Atualmente o Grupo ASM é constituído por mais de 20 empresas, localizadas em vários países, totalizando cerca de 450 colaboradores, e faturando cerca de 50 milhões de euros. O grupo é constituído por três unidades de negócio/subholdings, independentes, criando valor em cada setor de atividade onde estão inseridas.