Apoio científico à criação de bivalves quer dar sustentabilidade aos projetos económicos.

2018-06-18 17:34

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Plataforma Tecnológica do Mar acredita que o CITAQUA está no sítio certo para poder ajudar a indústria produtora de bivalves.

Ricardo Calado, da Plataforma Tecnológica do Mar da Universidade de Aveiro, apresentou o “Ecossistema de inovação em aquacultura no Município de Ílhavo e na Região de Aveiro como fator diferenciador num país que tendo várias áreas de produção apresenta especificidades.

Esta estrutura está instalada no Ecomare, junto ao Porto de Pesca Costeira da Gafanha da Nazaré. O investigador explica que cada contexto é diferente consoante a região em que se insere (com áudio).

O Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura reúne vários parceiros como a Câmara de Ílhavo, a Universidade de Aveiro, a Administração do Porto de Aveiro e a Associação Portuguesa de Aquacultores e recebeu apoio político do Governo.

O CITAQUA pretende atuar como catalisador de soluções, processos e tecnologias, potenciando a sua associação ao ECOMARE (Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Marinhos), sob a orientação científica da Universidade de Aveiro, prestando serviços qualificados ao setor da aquacultura, promovendo a formação profissional, inovando e diferenciando os produtos deste área específica da economia do mar e promovendo novas soluções e produtos aquícolas com elevada segurança alimentar.

Ao que tudo indica deverá ficar instalado no antigo edifício “Depuradora de Bivalves” propriedade da Administração do Porto de Aveiro, contíguo ao ECOMARE, na Gafanha da Nazaré.

Uma estação piloto para teste de novos sistemas de aquacultura sustentável irá integrar o Ecomare. O projeto apresentado pela UA, designado AquaMMin, foi aprovado recentemente no âmbito do programa Mar 2020 e financiado num montante superior a 1,4 milhões de euros.

O objetivo é estudar soluções de aquacultura em regime modular multitrófico integrado que possam servir de orientação e inspiração a investimentos neste setor.

Nesta estação piloto haverá oito sistemas independentes com diferentes níveis tróficos de cultivo.

A aposta no apoio aos produtores de bivalves é uma ajuda na sustentabilidade dos projetos uma vez que o trabalho desenvolvido testa soluções em contexto real. (com áudio)