Alba leva salamandra a festival de design em Londres.

2016-08-31 15:05

Categoria: 

Concelho: 

A marca histórica ALBA estará presente no festival de design Tent London, um dos mais importantes certames de design do mundo, com a salamandra "Remade" da autoria de Francisco Providência. Esta é a primeira exposição internacional da marca, após a sua recuperação em 2011, pelas mãos de Pedro Martins Pereira, Presidente da Larus e bisneto do fundador da ALBA.

A participação decorrerá entre 22 e 25 de setembro e será também a estreia de Portugal no Tent London, com um espaço coletivo que mostrará a excelência do design português a um público constituído por retalhistas, arquitetos e designers. Ao longo de quatro dias, 450 expositores provenientes de 29 países esperam receber 25 mil visitantes.

Francisco Providência revela que a “Remade” foi inspirada “na forma do cilindro dos primitivos motores de combustão da juventude”, explorando-o na conceção da salamandra. “Esse é o seu humor, a sua manifestação de inteligência e a sua beleza", explica.

Destaque-se que em 2014, a ALBA conquistou o seu primeiro Prémio Mundial de Design, com um recuperador de calor desenhado por Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker de Arquitetura 2011, entre 4.815 propostas de 1.816 empresas, arquitetos e designers provenientes de 53 países.

A ALBA foi fundada em 1921 por Augusto Martins Pereira que aprendeu a arte da fundição em Boston, nos Estados Unidos da América. A metalúrgica está no imaginário coletivo português, tendo mobilado jardins e parques de norte a sul do país, desde o início do século XX. Em 2011, Pedro Martins Pereira, bisneto fundador e Presidente da LARUS, assumiu o relançamento da ALBA, desenvolvendo a área de Inovação.