Águeda assume desejo de voltar a ser “Capital da Bicicleta”.

2016-05-03 11:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Várias autarquias da Região de Aveiro estão envolvidas no Compromisso pela Bicicleta. Vagos e Águeda estão nessa lista entre outras autarquias. A Câmara Municipal de Águeda aceitou o desafio lançado pela Universidade de Aveiro, através da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave, e assinou o Compromisso pela Bicicleta, numa cerimónia que decorreu no dia 26 de abril, na Murtosa, que contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, José Mendes, e que já tem um vasto número de subscritores provenientes de vários pontos do país.

Águeda assume que a conquista de uma “valiosa imagem” de marca como “Capital da Bicicleta” faz parte dos objetivos sobretudo pelo relançamento do setor das duas rodas com impacto na economia. A instalação de novas unidades industriais tem vindo a ganhar relevo na vida do Município.

A promoção do uso dos velocípedes como meio de transporte, aumentando em 10% a quota modal da bicicleta (que atualmente representa 0,5% do total das deslocações casa-trabalho/escola), e a redução do número de automóveis nas deslocações diárias (reduzir em 10% o número de deslocações em veículo individual), assim como a diminuição da sinistralidade rodoviária são alguns dos objetivos desta iniciativa.

Poucas semanas depois da abertura das inscrições, o número de subscritores do “Compromisso pela Bicicleta” já ultrapassou a centena. De acordo com a Plataforma Tecnológica da Bicicleta, até ao momento, aderiram 15 autarquias (incluindo Águeda), uma comunidade intermunicipal, 46 empresas, sete instituições de ensino, 13 organizações do terceiro setor e oito organizações informais, além de outros 12 parceiros e apoiantes.