"Acrescentar valor é um dos segredos na área do bacalhau" - Secretário de Estado das Pescas.

2017-08-10 10:52

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Video... Aqui...

A abertura do festival do bacalhau foi momento para dar destaque ao papel económico do fiel amigo. O Secretário de Estado das Pescas marcou presença numa cerimónia que contou com a representante da CCDRC e da equipa de gestão de fundos comunitários do Centro 2020. Os autarcas locais destacaram a relação cultural com a pesca e a comercialização de bacalhau. 

Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, deixou apelo aos agentes do setor para se unirem como forma de fortalecer a sua presença nos mercados internacionais.

“Que as empresas sejam capazes de se o unir porque podemos perder um potencial tremendo no que representa a economia da pesca do bacalhau. Conhecemos números e dados sobre os empregos nesta indústria e neste comércio”, disse o autarca de Ílhavo confiante no sucesso da iniciativa como “plataforma” que permite o encontro das diversas atividades ligadas ao bacalhau.

O Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, enfatizou essa visão. Deixou uma palavra sobre as cadeias de valor. Revela que continua a ser a mais-valia que associada à pesca garante sustentabilidade (com áudio).

A visita pelo recinto permitiu ir ao encontro das 10 associações que gerem espaços de restauração que esperam receber 200 mil visitantes para comer bacalhau e derivados ou para um simples passeio pelo recinto.

O Festival do Bacalhau confirma a presença de alguns dos melhores Chefs do país, inclui área de artesanato, empresas e a animação nesta segunda noite estará por conta de Jorge Palma.