Voleibol: Esmoriz celebra terceiro título nacional da época.

2016-06-14 14:56

Categoria: 

Concelho: 

A equipa de infantis femininos do Esmoriz Ginásio conquistou este domingo o terceiro título de campeão nacional de voleibol do Clube (depois dos juniores e iniciados masculinos) nesta época desportiva, ao derrotar o Atlético Voleibol Clube (AVC), de Famalicão, por 3-2, numa final, onde o pavilhão principal do complexo desportivo esmorizense voltou a “encher-se” de público.

Com este feito das suas infantis, o Esmoriz Ginásio quebra um jejum de títulos nacionais na formação feminina que durava há nove anos (o último campeonato – em 2006-2007 - tinha sido ganho precisamente por uma equipa de infantis), mas, ainda assim igualou a Escola de Lamaçães (Braga) no primeiro lugar do quadro de honra dos clubes portugueses com mais troféus nacionais (três) neste escalão.

A finalíssima de domingo foi emocionante com duas equipas de valia muito semelhante que alternaram no marcador (25-19, 16-25, 26-24 e 25-15) até à “negra”, na qual o serviço das atletas locais e a sua concentração foram demolidoras para as adversárias.

O triunfo por 15-7 “carimbou” o título para as infantis do Esmoriz Ginásio que registaram uma assinalável evolução ao longo da época.

A equipa foi treinada por um técnico esmorizense Pedro Santos, também ele ex-atleta do clube, onde se iniciou como treinador. Pedro Santos, com 23 anos, regressou ao Esmoriz depois de uma experiência como adjunto na equipa técnica liderada por André Sá ao serviço dos noruegueses do Stod Volley, para conquistar o seu primeiro título nacional como treinador principal de uma equipa.

Para o técnico este feito resulta “do número de horas passados no pavilhão, pelo empenho de toda a equipa, pelo espírito que foi sendo criado, pelo trajeto fantástico até à FINAL8, e pela garra, querer, ambição demonstrada na FINAL8 penso que foi uma vitória justa desta pequena (em estatura) mas muito grande equipa. Foi o culminar de um ano fantástico para o clube que mesmo contra todas as adversidades, vem provar que quando o trabalho é bem feito e feito com seriedade que é possível atingir grandes feitos”.

O presidente do Esmoriz Ginásio, António Silva, afirma que este foi um encerramento da época com “chave de ouro”. “Mais uma vez chegamos lá. Conseguimos chegar ao fim com a conquista de mais um título de campeão nacional, desta feita no escalão de infantis feminino. Esta proeza já não acontecia há muitos anos. Mas este ano conseguimos, fruto de imenso trabalho, de muita dedicação e empenho, mas acima de tudo com muito amor à camisola”.