Vela Universitária em Aveiro com 9 equipas a disputar título nacional.

2018-03-02 15:20

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), em parceria com a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro (SCA/AAUAv), organiza este fim de semana o “Campeonato Nacional Universitário de Vela - Classe Raquero”, prova que vai contar com a presença de 9 equipas distribuídas pela Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Instituto Superior Técnico (IST) e Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), que vão assim competir assim pelo título nacional universitário na modalidade da vela, numa prova integrada no calendário da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

Em termos de formato de prova, está prevista uma primeira fase de grupos, em que nesta fase as equipas de cada grupo realizam regatas em frota entre si de todos contra todos (modelo “Round Robin”).

As fases seguintes serão disputadas em match racing, passando à segunda fase (semi-final) as primeiras classificadas de cada grupo, e com a passagem à fase final os vencedores das semi-finais.

De referir que esta é a 5ª prova nacional universitária organizada pela AAUAv em parceria com o Sporting Clube de Aveiro, tendo a AAUAv conquistado nas duas últimas provas lugares de pódio.

Assim no campeonato nacional da época 2015/16 a equipa formada pelos velejadores Miguel Castro Silva, Tiago Teixeira e António Oliveira sagrou-se campeã nacional, enquanto que na época passada a equipa formada por Pedro Brito, Jorge Paula e Pedro Carvalho classificou-se em 2ª lugar em ex-aqueo com uma equipa da Universidade do Porto.

Em termos de número de equipas, a Universidade do Porto está presente com 3 equipas, seguindo-se a AAUAv e Universidade de Coimbra com 2 equipas e o Instituto Superior Técnico e a Escola Náutica a participarem com equipa.

A prova tem início no Sábado pelas 10h terminando no Domingo pelas 17h, e realiza-se no Canal Principal da Ria de Aveiro, em frente às instalações náuticas do Sporting Clube de Aveiro, localizadas próximo do TIRTIF e do Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) e envolve uma logística considerável com 15 pessoas na organização do evento, contando ainda com a imprescindível colaboração da Náutica Desportiva Ovarense e Clube Naval de Leça, que se associaram a este evento de cariz nacional.

texto e foto: Sporting de Aveiro