Universidade de Aveiro avança para a candidatura ao Mundial de Corta-Mato Universitário 2020.

2017-11-07 12:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) avançou para a candidatura ao Mundial de Corta-Mato Universitário 2020. "Esta candidatura é mais um momento de afirmação da Academia Aveirense no panorama do desporto universitário português. É importante ressalvar que fomos a Academia selecionada para receber as Fases Finais 2018, alcançamos o 2º lugar no TUC (Troféu Universitário de Clubes), temos Bolsas para os melhores atletas e fomos a primeira Instituição a organizar o Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol, em 2001. A conjunção de todo este desenvolvimento em torno do desporto universitário na cidade de Aveiro teria que culminar na apresentação da candidatura a este Campeonato Mundial. Permitindo assim afirmar-nos no contexto da organização de eventos desportivos de cariz universitário. Tudo isto apenas é possível com relações de proximidade com a Universidade de Aveiro, com o Município de Aveiro e com a Federação Académica do Desporto Universitário”, disse Xavier Vieira, na apresentação da candidatura ao 'WUC Corta-mato 2020', em Lausanne na Suíça.

A candidatura conjunta entre a AAUAv, Universidade de Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro e FADU pretende promover o futuro do desporto na cidade e na Universidade, a nível internacional, tendo em conta, o percurso de crescimento e valorização da prática desportiva, quer seja no plano competitivo, quer seja no plano recreativo do seio da Academia.

Um dos principais objetivos da candidatura é "promover um conjunto de políticas e investimentos que corroborem a constante aposta no desporto, o passado e os feitos alcançados não devem sair da memória da comunidade. Portugal tem uma larga ligação ao corta-mato, desde os vários títulos conquistados a nível europeu e mundial, por Carlos Lopes, Rui Silva, Jéssica Augusto e Ana Dulce Félix, entre outros, ao facto de esta modalidade ter sido alvo da primeira organização mundial universitária realizada no país, em 1996".

Os principais argumentos defendidos são a experiência adquirida pela Academia Aveirense na organização do maior evento desportivo universitário nacional – as Fases Finais 2018 - e a envolvência a que a comunidade será sujeita nesse evento, a melhor classificação da AAUAv no TUC, na época desportiva 2016/17 (2.º lugar), o reconhecimento do mérito desportivo dos estudantes-atletas da Universidade de Aveiro, através da atribuição de Bolsas de Mérito Desportivo e o dinamismo demonstrado aquando da organização do 1.º Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol, em 2001.