UA celebra 25 anos de equipa de futebol de antigos alunos.

2017-10-07 08:33

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Futebol dos antigos alunos da UA celebra 25º aniversário e a data é assinalada com um jogo particular. O sintético do Bom Sucesso será palco de um jogo entre a equipa de futebol dos Antigos Alunos da Universidade de Aveiro (AAAUA) e a equipa do Newbury Good Fellas, de Inglaterra.

O encontro inclui-se no programa comemorativo do 25º. aniversário da Secção Autónoma de Futebol da AAAUA, que contará também com um jantar-convívio num restaurante da cidade. O futebol surgiu na AAAUA em 1992 pela mão de Luís Patrício.

A estreia da equipa ocorreu a 17 de outubro desse ano, contra os antigos estudantes da Universidade do Minho. A equipa fez alguns jogos de futebol de 11, mas acabou por se dedicar, durante vários anos à prática do futsal, terminando, entretanto, a atividade.

A ideia de se reativar a prática do futebol de 11 surgiu em 2010, entre um grupo de ex-universitários que representaram a UA, quer como jogadores, quer como treinadores. Teriam como objetivos proporcionar a prática do desporto-rei e criar um espaço de encontro e convívio entre antigos alunos da UA, através da organização de jogos com outras equipas de antigos estudantes e com veteranos de clubes.

O processo de oficialização do grupo iniciou-se em abril de 2011, por iniciativa de Daniel Martins e de Porfírio Ramos, tendo a equipa retomado a atividade em outubro desse ano. A Secção Autónoma de futebol da AAAUAA é presidida por Luís Carlos, docente na UA, e a equipa é treinada por Pedro Aça.

Realiza treinos semanais e cerca de catorze jogos por ano, tanto em Portugal como no estrangeiro. Participa com regularidade nas competições organizadas pela University Graduates Football Union (UGFU).