UA acolhe congresso internacional sobre património industrial.

2018-06-28 08:22

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa para o Património Industrial e The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage com o apoio da ADERAV promovem, na Universidade de Aveiro, o IV Congresso Internacional sobre Património Industrial.

Um olhar sobre as cidades depois de uma época marcada pela desindustrialização, a disponibilidade de sítios industriais devolutos, o restauro e a reutilização, a preservação da memória histórica, a identidade e equilíbrio urbanístico assim como da regeneração de zonas economicamente deprimidas são temas em análise.

Os trabalhos arrancam às 9h30 no auditório do departamento de geociências com as intervenções do Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, e do Presidente da Associação Portuguesa para o Património Industrial, José M. Lopes Cordeiro.

A primeira intervenção fica a cargo de José M. Amado Mendes, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra e da Universidade Autónoma de Lisboa, sobre o tema “O Património Industrial e suas potencialidades: Turismo Cultural e Educação”.

Seguem-se painéis com especialistas espanhóis, brasileiros e portugueses e representantes de autarquias. A tarde será dedicada ao turismo industrial. Na sexta destaque para a arqueologia e geologia, património ferroviário e inventário do património industrial. O s´sbado fica reservado a visitas ao Museu Marítimo e ao Museu de Macinhata.