Torneio de andebol de Estarreja aposta na internacionalização.

2016-07-06 10:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O torneio internacional de andebol de Estarreja promete continuar a crescer na vertente internacional e aposta nas marcas de "qualidade". O GarciCup encerrou a sétima edição num evento que reuniu cerca de 3500 atletas em representação de 200 equipas de 60 clubes portugueses e estrangeiros.

Cinco dias de “atividade extraordinária”, conforme sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, marcam o fim de época para milhares de atletas de todas as idades, concentrando em Estarreja as várias vertentes da modalidade (andebol indoor, adaptado e de praia), participantes de todas as idades (dos minis aos veteranos) e de diferentes patamares (equipas federadas, escolas e seleções).

A “dimensão” associada a uma “logística incrível” fazem deste “jovem torneio” um dos mais surpreendentes cujo “balanço é muito positivo”. “Hoje podemos dizer sem qualquer dúvida que é o maior torneio ibérico deste género. Já toda a gente quer participar”, diz com satisfação o autarca.

Outro ponto determinante é a dinâmica que o evento garante à cidade. “Há um acréscimo de 6 a 7 mil pessoas à vivência normal da cidade. É sem dúvida uma mais-valia interessantíssima para a economia local.”

O Presidente da Associação de Andebol de Aveiro, João Lemos, sublinha que “a organização prima pela qualidade. Estarreja está de parabéns. Com esta envolvência, penso que é o maior torneio que se realiza na Europa”.

O torneio de Estarreja quer continuar a crescer em termos qualitativos. Luís Sousa, coordenador do GarciCup, considera que o “torneio atingiu o seu auge”, pelo espírito e simbiose fortalecidos ao longo destes dias, em que “todas as atividades estiveram lotadas e foram aproveitadas ao máximo pelas equipas. É impossível trazer mais atletas, mas é possível crescer em qualidade”.

E se este ano Espanha e Alemanha estiveram representados no torneio e a etapa de andebol de praia contou para o circuito europeu, o GarciCup quer atrair mais equipas de outros países europeus. Tornar este “torneio europeu é o objetivo” que Luís Santos espera alcançar em próximas edições.

A Federação elogia a iniciativa e incentiva a manutenção da prova. “Com uma projeção nacional, estando representadas equipas do Norte, ao Algarve, às regiões autónomas e padrinhos que são jogadores de altíssimo nível, este é um movimento que enche a alma de qualquer pessoa que goste do andebol”,disse o Presidente da FAP, Miguel Laranjeiro.

A oitava edição do GarciCup já tem data marcada para 28 de junho a 2 de julho de 2017.