Sporting de Aveiro presente em prova de apuramento nacional da classe optimist.

2019-04-15 09:20

Categoria: 

Concelho: 

A Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro esteve presente na 1ª Prova de Apuramento Nacional (PAN) da classe Optimist, que decorreu em Tavira, entre os dias 8 e 12 de Abril.

Esta prova faz parte do critério de Apuramento Nacional para a seleção de velejadores para as vagas existentes para os campeonatos internacionais. No ano de 2019 realizam-se 2 Provas de Apuramento Nacional (PAN) da classe Optimist, cada uma limitada à participação de 85 embarcações.

O critério de acesso a esta PAN foi através do ranking regional (Norte, Centro e Sul), composto por várias Provas de Apuramento Regional.

O número de atletas elegíveis por região é determinado tendo em consideração o princípio da proporcionalidade de representação por região.

No ano de 2019 foram apurados 20 atletas, com a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro a apurar 3 atletas. Estiveram presentes 81 velejadores de vários pontos do País.

Num total de 10 regatas realizadas, os atletas Pedro Marcelino e Henrique Marcelino, obtiveram o 41º e o 44º lugar, respetivamente, sob orientação técnica do treinador André Maia.

O atleta João Magalhães não participou devido a uma lesão.

A 2ª Prova de Apuramento Nacional realiza-se no Porto, entre os dias 1 e 5 de Maio de 2019.