Seniores de Ílhavo iniciam Semana da Maior Idade.

2017-09-11 08:04

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo inicia na segunda-feira mais uma Semana da Maior Idade/Viver Solidário.

O destaque vai para a primeira edição do Festival “Cabelos Brancos são Arte”, esta segunda, com animação teatral e musical, exposições, ateliês e desporto no Jardim Henriqueta Maia a partir das 10h.

Às 21h00, na Igreja Matriz de Ílhavo, haverá “Teatro Musical vai à Igreja” com Jonathan Margarido, Ana Oliveira e Rita Faustino e, pelas 21h30, Coro Voz Nua.

Ao longo do dia haverá atividades lúdicas, exposição de fotografia “Rostos de Solidão”, desenho, pintura, jogos tradicionais, fado, poesia ao vivo, Feira dos Lares e Clubes Seniores de Ílhavo, Espaço do Karaoke e música ao Vivo, Quinta com horta e animais domésticos, Ateliers Educativos, Workshops de Stencil e Graffiti, leituras encenadas, zumba, Workshop Alimentação e Agricultura Biológica e a exposição “Mixórdia de Artes na Maior Idade” (14h) com atuação da Tuna da Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial da N.ª Sr.ª da Nazaré.

Ainda no âmbito da Semana, a Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Nazaré abre portas para mais um ano letivo. Ação integrada na Semana da Maior Idade com início às 16h desta segunda no edifício de Remelha.

Este ano irão realizar-se três visitas culturais a Mafra e Lisboa (dia 12), Guimarães e Gerês (dia 13) e Viseu com a participação de 1.200 idosos.

Na sexta-feira, dia 15 de setembro, subirá ao palco da Casa da Cultura de Ílhavo a peça de Teatro “E Agora?”, pelo projeto TeatralIDADES, destinada às ERPIS e Clubes Seniores (15h00) e ao público em geral (21h00).

Sábado, dia 16, o mote é “Um passo para uma vida saudável” com a Caminhada “Um passo pelo Alzheimer”, às 10h, no Caminho do Praião, seguindo-se, às 11h00, uma Aula de Relaxamento, que incluirá avaliações do estado de saúde por parte da Unidade de Cuidados na Comunidade “Laços de Mar e Ria”, no Largo da Bruxa, Gafanha da Encarnação.

A oitava edição do Sarau da Maior Idade terá lugar no dia 16, às 21h00, na Casa da Cultura de Ílhavo (bilhetes já disponíveis nos espaços 23 Milhas).

A Semana da Maior Idade/Viver Solidário 2017 encerra no domingo, dia 17 de setembro, com as Festividades em Honra de N.ª Sr.ª dos Navegantes, que incluem a tradicional procissão pela Ria e a atuação, pelas 17h30, da Filarmónica Gafanhense, no Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré.

Durante a Semana da Maior Idade/Viver Solidário 2017, as visitas ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio-Museu Santo André serão gratuitas para os seniores (+65 anos) residentes no Município de Ílhavo.