SCA: Vela Adaptada com Pódio em prova nacional.

2019-06-27 18:19

Categoria: 

Concelho: 

A Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro esteve na '2.ª Prova de Apuramento Nacional - Classe Hansa', destinada a velejadores de mobilidade condicionada, disputada nas classes Hansa 2.3, Hansa 303 duplo e Hansa 303 individual.

A prova foi organizada pela Associação Naval de Lisboa com o apoio da Associação Portuguesa da Classe Access (APCA), tendo contado com a presença da Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro (SCA/AAUAv), Clube Naval de Cascais, Iate Clube de Portimão, Clube Naval Povoense, Escola Nacional de Vela Adaptada, Clube Naval de São João do Porto e Clube de Vela de Viana do Castelo.

A comitiva do SCA/AAUAv composta por 9 elementos, foi formada pelos velejadores João Gonçalo, Jorge Ruivo, Ana Martin e Ana Lemos, devidamente acompanhados pela treinador  André Zúquete e pelos team leaders Pedro Coutinho e Sylvie Marques, contando ainda com a presença da velejadora Margarida Marques (que não competiu) e do respectivo acompanhante.

"No Sábado, com ventos moderados, apesar da corrente do rio Tejo dificultar o avanço dos velejadores, realizaram-se as 3 regatas previstas para cada classe. No domingo o dia começou com chuva e vento fraco durante as regatas em Hansa 303 duplo, tendo o vento caído da parte da tarde o que em conjunto com uma corrente forte só permitiu efectuar uma das 3 regatas em Hansa 303 individual previstas para o dia. Na classe Hansa 303 duplo, que contou com a presença de 7 embarcações, de destacar o 2º lugar obtido pela dupla (na foto) João Gonçalo/Jorge Ruivo (SCA/AAUAv), com a dupla universitária Margarida Lemos/Ana a obter o 5º lugar. A dupla João Gonçalo/Jorge Ruivo repete assim o 2º lugar obtido na 1ª Prova de Apuramento Nacional, realizada na Póvoa do Varzim nos dias 18 e 19 de Maio, afirmando-se assim no panorama nacional da vela adaptada. Após a realização das regatas em Hansa 303 duplo, os velejadores aveirenses competiram em Hansa 303 individual que contou com 12 atletas, com Jorge Ruivo a obter o 8º lugar seguido de Margarida Lemos no 9º lugar".

O Campeonato Nacional será realizado em Portimão de 27 a 29 de Setembro, onde o SCA/AAUAv irá tentar defender o actual título de campeão nacional em Hansa 303 solitário obtido na época passada.

"De referir que no âmbito do projecto 'Ria Sem Limites' destinado a velejadores com mobilidade condicionada e a pessoas com necessidades educativas especiais, para além da vertente competitiva com participação em regatas, o clube realiza durante a semana sessões de vela adaptada com várias instituições e agrupamento de escolas do distrito de Aveiro, numa aposta forte do clube de responsabilidade social e cidadania activa, sendo o clube certificado pela Federação Portuguesa de Vela nas modalidades de Vela Ligeira e Vela Adaptada, com um corpo técnico devidamente credenciado".

No âmbito da dinamização de actividades náuticas, a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro lança o projecto 'Sun, Sailing and Sardines' que vai decorrer durante o mês de Julho,  com destaque para as férias náuticas 'Piratas da Ria' a decorrer durante a semana, dias abertos aos Sábados e acções de sensibilização para a preservação do meio ambiente. Ainda no dia 6 de Julho, coincidindo com a chegada da Regata de Moliceiros a Aveiro, o clube promove o "Sunset Sailing Sardine" juntando a arte de velejar com o convívio de uma sardinhada ao final da tarde de sábado.