PSD pede explicações sobre renovação de escola em Fajões.

2018-07-18 16:24

Categoria: 

Concelho: 

Continua a troca de palavras entre PS e PSD sobre a recuperação do parque escolar.

Depois de Ovar, agora a análise chega ao concelho de Oliveira de Azeméis. Helga Correia confrontou esta terça-feira o ministro da educação com a premência das obras de requalificação da Escola Secundária de Fajões, concelho de Oliveira de Azeméis, exortando-o a incluir a verba necessária no orçamento do estado para 2019.

“Todos nós sabemos que as verbas dos fundos comunitários têm de ser aplicadas ao projeto em causa. Se o projeto não avançar, a verba terá de ser reprogramada, podendo ficar ou não no município de Oliveira de Azeméis” vincou Helga Correia, contrapondo afirmação do presidente da Câmara local numa sessão da Assembleia Municipal, realizada em abril, segundo a qual lhe haveria sido garantido pelo Ministério da Educação que “nenhum cêntimo de fundos comunitários se perderia”.

Helga Correia exigiu, na sua intervenção, respostas da tutela, até porque, citando mais uma vez o autarca, este estaria “à espera que o Ministério da Educação se disponibilize, ou que diga que tipo de soluções das várias que foram apresentadas é que preconiza, para resolvermos o problema”.

A deputada aveirense quer saber do ministro se “foi dada ou vai ser dada alguma garantia à autarquia de Oliveira de Azeméis de que a verba de um milhão e meio de euros vai ficar no município” e se está disposto “a inscrever no orçamento do estado de 2019 a verba necessária para que as obras de requalificação avancem”.

A escola necessita de obras urgentes, como a remoção de coberturas em amianto (intervenção que não está contemplada no projeto existente de um milhão e meio de euros), a reparação dos espaços, que apresentam infiltrações e outras patologias, ou a intervenção no pavilhão gimnodesportivo.