Paulinho vai tentar recorde do mundo na Meia Maratona de Ílhavo.

2019-03-13 18:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Paulo Henriques, mais conhecido por Paulinho, vai tentar bater o recorde do mundo da meia maratona para pessoas portadoras de Síndrome de Down, no decorrer da Heliflex Meia Maratona de Ílhavo, agendada para 7 de abril. O atleta de Ílhavo volta assim a correr a distância com um objetivo claro: o de baixar o tempo do recorde do mundo fixado em 2:09:01 horas.

Os treinos longos que Paulinho tem vindo a fazer ultimamente estão a dar excelentes indicadores da sua crescente capacidade de resistência. Uma situação muito diferente da tentativa de há dois anos atrás, quando o atleta de Ílhavo, num dia de muito calor e com uma preparação atrasada por motivos de doença, não conseguiu bater o recorde que é seu desde 2015.

Em meados de fevereiro o Paulinho teve honras de receção no Palácio de Belém e o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa deixou no ar a possibilidade de, a título pessoal, se deslocar a Ílhavo no dia 7 de abril para poder acompanhar a chegada à meta do atleta que ganhou a sua simpatia: "Vou fazer os possíveis para ir a Ílhavo. O Paulinho merece", assumiu o Presidente da República.

Atualmente com 38 anos de idade, Paulinho tem a curiosidade de ter um Parque Urbano com o seu nome na Praia da Barra, concelho de Ílhavo, numa iniciativa que partiu da população local que lhe reconhece capacidades humanas e desportivas fora-de-série, sendo atualmente a única pessoa do mundo com trissomia 21 ou Síndrome de Down capaz de correr provas com distâncias de 10 km e meia maratona, algo que a ciência médica tem dificuldade em explicar.