Oliveira de Azeméis volta a acolher prova internacional de hóquei.

2016-01-28 20:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Federação Portuguesa de Patinagem e a Câmara de Oliveira de Azeméis assinaram o protocolo que abre caminho à organização do 52º Campeonato Europeu de Seniores Masculinos de Hóquei em Patins. A competição decorrerá entre 11 e 16 de Julho em Oliveira de Azeméis, cidade que volta a receber uma grande prova internacional depois de ter acolhido, há 13 anos, o 36º Campeonato Mundial de Hóquei em Patins.

A prova, cuja organização foi atribuída à autarquia oliveirense e à APA, realiza-se no pavilhão Dr. Salvador Machado onde em 2003 a seleção portuguesa conquistou o seu último título mundial sob o comando do selecionador Vítor Hugo.

Segundo Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis “a Federação de patinagem de Portugal escolheu o lugar certo e o momento certo para a seleção nacional regressar às vitórias”. “Vamos trabalhar para que nada falte com o objetivo de organizarmos o melhor campeonato europeu de sempre”, afirmou o autarca, considerando que “realizar uma prova desta importância demonstra, da nossa parte, ambição, responsabilidade e motivação”.

No âmbito da organização, o autarca anunciou o lançamento de um programa de voluntariado, o envolvimento da juventude, a criação de um programa de animação cultural paralelo à competição e ações de promoção turística do concelho. É intenção ainda da autarquia “homenagear os jogadores que foram campeões do mundo em 2003”.

O palco do Europeu será o pavilhão da União Desportiva Oliveirense (UDO) que irá sofrer obras de requalificação tendo em conta que as últimas foram realizadas há 13 anos, aquando da realização do campeonato do mundo.

O presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Fernando Claro, considerou Oliveira de Azeméis “um local talismã da modalidade” e demonstrou o desejo da FPP “de continuar a colocar a cidade na rota das vitórias”.

O pavilhão da UDO tem sido “amuleto” nas competições realizadas em Oliveira de Azeméis uma vez que, das duas vezes em que a cidade acolheu duas grandes competições internacionais, Portugal sagrou-se campeão.