Movimento Maria reuniu com candidato do BE.

2019-10-04 09:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda (BE) concorda com a possibilidade de instalação um Centro de Interpretação da Ria de Aveiro na região e está disponível para promover esta ideia que lhe foi transmitida pelo movimento MARIA durante uma reunião com o deputado Moisés Ferreira.

Neste encontro com o cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Aveiro, às legislativas de 06 de outubro, os temas do desassoreamento e da gestão estiveram em foco.

Moisés Ferreira considerou que a concretização de um Centro de Interpretação da Ria de Aveiro será um polo agregador e de divulgação de saber e de conhecimento sobre aquele que é um dos mais relevantes e complexos ecossistemas do nosso país.

Poderá ter uma “importância capital” na divulgação e promoção regionais e seria “plataforma de transferência de conhecimento relativamente à história socioeconómica de um dos territórios mais dinâmicos de Portugal”.

Pesca e artes piscatórias, embarcações tradicionais e construção naval, arqueologia, gastronomia, turismo, desporto e lazer são algumas das áreas elencadas pelo MARIA que deverão figurar no “lay-out” de um futuro Centro de Interpretação da Ria de Aveiro, a par de atividades económicas como a produção de sal, a aquacultura e o próprio porto comercial, todo ele instalado no interior da laguna.

Na reunião com o dirigente bloquista, foi igualmente abordada a obra em curso de desassoreamento dos canais de navegação da ria, tendo as duas partes concluído que a empreitada é “claramente insuficiente” para resolver um problema que se arrasta há já algumas décadas.

O MARIA insistiu na necessidade de a obra ser complementada por um conjunto de trabalhos adicionais que permitam desassorear e desobstruir futuramente os acessos das marinas e ancoradouros da pesca profissional e da náutica de recreio aos principais canais de navegação da Ria.

O fenómeno das alterações climáticas e a sua incidência na laguna e nos territórios ribeirinhos foram assuntos também abordados ao longo da reunião, tendo Moisés Ferreira garantido que o tema está no centro das preocupações do seu partido e será prioritário na ação política da próxima legislatura.