Miss Sumol Cup decide-se domingo na Costa Nova.

2015-08-29 19:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Com a praia da Costa Nova, em Ílhavo, a parecer Londres submersa num denso nevoeiro até ao início da tarde, a organização da 'XI MISS SUMOL CUP by Entreposto A. Fontes' optou por realizar apenas os quartos-de-final da prova a contar para o Circuito Europeu de Bodyboard, European Surfing Federation, já no final da tarde, a fim de a mesma se realizar numa fase da maré mais favorável.

Foi um dia longo de espera, mas que no final compensou, pois o muito público que esperou e se juntou à beira do mar ainda se assistiu as algumas boas manobras na água. 

Dando seguimento ao bom momento que atravessa, confirmado no triunfo da véspera para o Circuito Nacional, Joana Schenker voltou a fazer a melhor onda do dia, com um 8.00 pontos, e a somar o melhor resultado dos quartos-de-final, com 13.00 pontos.

Logo a seguir, Catarina Sousa alcançou a segunda melhor onda, com 6.00 pontos, e o segundo melhor score, com 11.25 pontos. O pódio do dia foi completado por Marta Leitão, com um score de 10.60.

Dos quatro heats realizados seguem para a fase seguinte: Catarina Sousa, Teresa Almeida, Carina Carvalho e Teresa Padrela (Meia-final 1); Joana Schenker, Marta Leitão, Carolina Esteves e Ana Adão (Meia-final 2).

Pelo caminho ficaram as portuguesas Madalena Padrela e Mafalda Peixoto, a campeã espanhola de 2014 Maddy Fernandez e a marroquina Ilham Branco.

Uma nota para a presença da prova de Madalena Padrela que, aos 11 anos de idade, não se amedrontou com o mar e lutou de igual para igual com as demais adversárias, bem mais experientes e cotadas.

No total das quatro baterias foram surfadas 66 ondas.

Amanhã, realizam-se as duas meias-finais e a grande final, que atribuirá não apenas as tão desejadas pontuações para o Circuito Europeu, mas também o título de Miss Sumol Cup 2015.

O check-in está marcado para as 10h00.

A Miss Sumol Cup conta com o apoio da CIRA, no âmbito do programa PAPERA que já vai na quarta edição e cujo objectivo é “apoiar eventos promovidos pelas Associações dos 11 Concelhos que integram a Comunidade”, explicou Ribau Esteves (na foto a praticar surf, hoje).

Este ano, A CIRA, através do PAPERA, apoiou 15 eventos "de grande diversidade, pois vai de acontecimentos como o Miss Sumol Cup a festivais de folclore”, referiu, sublinhando: “Este é um evento de referência na nossa Região, pela tradição e qualidade da organização e por isso tem já um estatuto que lhe garante estar na agenda do programa da CIRA. Este é, de facto, um evento importante que queremos continuar a apoiar”.

A par da competição continua a animação na praia, com passatempos, workshops e tratamentos de beleza e muitas actividades de promoção das modalidades de Surf, Bodyboard e Slackline, com a presença de atletas estrangeiras que estão a fazer demonstrações interactivas no areal, até ao momento com enorme adesão de miúdos e graúdos.