Meia Maratona de Ílhavo é novidade em 2017.

2016-12-30 08:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo anuncia a estreia de uma Meia Maratona a 9 de Abril. Passará a ser, segundo a organização, um dos maiores, senão mesmo o maior evento desportivo anual do concelho de Ílhavo. Na organização haverá cerca de quinhentos elementos envolvidos num projeto que tem vindo a ser preparado, nos últimos meses, pelo Atletas.net em parceria com a autarquia de Ílhavo.

A Meia Maratona de Ílhavo, marcada para as 10 horas do próximo dia 9 de abril, parece ter argumentos de peso para as expectativas que está a gerar.

A começar pela excelência do percurso, defende a organização. “Tecnicamente é um traçado ao nível do melhor que existe no país para este tipo de provas o que para os atletas é sempre algo apetecível”, garante José Manuel Henriques, diretor do Atletas.net, que tem assegurada a certificação oficial por parte da Federação Portuguesa de Atletismo.

São esperados mais de dois mil participantes numa prova que tem a partida e chegada para a frente da Câmara Municipal, em plena Avenida 25 de abril, e que para além da prova principal de 21097 metros tem ainda prevista a realização, em simultâneo, da Mini Maratona e da Caminhada, ambas na distância de sete quilómetros.

Enquanto que a prova principal se estende para as Gafanhas da Nazaré, Encarnação, Aquém, Boavista e Vista Alegre para voltar ao ponto de partida pela Nacional 109, já a Mini Maratona e a Caminhada de 7 quilómetros tem boa parte do percurso pela margem do rio Boco em direção à Vista Alegre, para então depois seguir para o centro da cidade de Ílhavo.

Aproveitando o facto de “correr em casa” e do percurso ser muito rápido, Paulo Henriques, conhecido por Paulinho, vai tentar melhorar o recorde do mundo da meia maratona para pessoas com Síndrome de Down.

O atual recorde já lhe pertence, ao ter estabelecido o tempo de 2:09:01 horas no Peso da Régua, em 2015. O objetivo do conhecido atleta ilhavense é o de baixar das 2:09:00 horas e assim aumentar a fasquia de uma prova de esforço particularmente difícil para pessoas com essa anomalia genética.

A organização quer fazer da prova exemplo de responsabilidade social reservando parte das inscrições da caminhada para uma instituição de carácter social do concelho de Ílhavo.

As inscrições para a Meia Maratona de Ílhavo decorrem no portal Atletas.net