Meeting de orientação começa com recorde de participantes.

2015-02-13 17:45

Categoria: 

O Portugal “O” Meeting 2015 fechou as inscrições e garantiu 2300 inscritos no arranque esta sexta-feira. Considerado o evento do ano da modalidade de Orientação, a vigésima edição é a maior de sempre em Mira e Vagos, e conta com a presença do número “1” mundial Olav Lundanes. Até dia 17 de Fevereiro, as florestas de Mira e Vagos recebem aquele que é já o Portugal ‘O’ Meeting mais participado de sempre.

Mais uma vez os melhores atletas do mundo da Orientação escolhem Portugal para preparar a sua época de Inverno. Entre encontram-se o norueguês Olav Lundanes e a sueca Annika Billstam, ambos Campeões do Mundo de Distância Média. Bruno Nazário, da organização, destaca o contacto com a natureza como um das vantagens deste desporto.

“Este é um desporto que vive da natureza, algo que estes dois concelhos têm no seu maior esplendor. Fazem parte da rede Natura 2000. E pratica-se em florestas e zonas urbanas. Haverá uma prova na Praia de Mira”.

A prova teve início esta sexta com a organização de uma estafeta extra-competição nas urbanizações de Mira-Villas e Mira-Oasis. No fim-de-semana será a vez de Mira receber as duas primeiras etapas de floresta do Portugal ‘O’ Meeting, realizando-se ainda uma prova de Sprint urbano noturno na Praia de Mira no sábado à noite, e uma etapa de Orientação de Precisão (vertente vocacionada para atletas com deficiência física) no domingo à tarde em Vagos. Na segunda e terça-feira a caravana ruma a Vagos, com destaque para a etapa de segunda-feira, a contar para o Ranking Mundial da Modalidade.

Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, estará na cerimónia de encerramento a realizar pelas 13h30 do próximo dia 17 de Fevereiro.