Mealhada e Oliveira do Bairro acolhem “Torneio Lopes da Silva” em 2024.

2024-03-12 14:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Mealhada e Oliveira do Bairro acolhem o “Torneio Lopes da Silva” em 2024 e a Associação de Futebol de Aveiro celebra o centenário com a festa do futebol juvenil.

Esta é a 28ª edição do Torneio Interassociações Lopes da Silva apresentado, esta segunda, por dirigentes da FPF, AFA e autarcas.

A emblemática competição de futebol de formação português terá lugar entre os dias 23 e 30 de junho no distrito de Aveiro, nos concelhos da Mealhada e Oliveira do Bairro, numa organização da Federação Portuguesa de Futebol, com a colaboração da Associação de Futebol de Aveiro.

Nesta competição que serve de "entrada" para a primeira seleção nacional sub-15, participam os melhores jogadores de Sub-14 das 22 associações do país, num total de 440 atletas, que vão disputar 66 jogos em oito recintos nos dois municípios anfitriões.

Na cerimónia de apresentação marcou presença o presidente da FPF, Fernando Gomes, bem como o presidente da AF Aveiro, José Neves Coelho, o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Coelho e o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Duarte Novo.

O presidente da FPF realça o espírito desta prova e a relevância do início da caminhada nas seleções.

“Nós temos por experiências e por vivência que grande parte dos atletas que chegam à seleção AA começaram exatamente pelo Lopes da Silva, portanto temos registos que mais de 80% dos atletas que participam nas seleções de sub-20/sub-21 iniciaram neste torneio a sua entrada nas seleções sub-15”.

O presidente da AF Aveiro, José Neves Coelho, explica a escolha dos locais pela logística envolvida.

"A escolha de Oliveira do Bairro e da Mealhada para receber este evento deveu-se também ao objetivo de concentrarmos todas as comitivas, com todas as comodidades, na proximidade dos recintos desportivos, o que é importantíssimo para as deslocações efetivas dos atletas. Na maior parte dos jogos também teremos relva natural o que é um privilégio que abrilhantará ainda mais este torneio que bem merece".

O dirigente lembra que este é um torneio marcante na formação dos jovens e é o reconhecimento pelos 100 anos da AFA (com áudio)

“Vamos proporcionar a todos os jovens atletas, momentos lúdicos, que vão possibilitar a partilha e conhecimentos de outros atletas das associações participantes, assim como permitir que estes momentos possam ficar gravados para todos eles".

O sorteio e a definição de grupos da 28ª edição do Torneio Lopes da Silva realizou-se, ontem, de manhã, na Cidade do Futebol.

A Madeira é a atual detendora do troféu após vitória inédita da edição do ano passado, nos distritos da Guarda e Castelo Branco.