LPB: Illiabum vence Ovarense em Ílhavo em jogo emocionante.

2015-01-10 22:52

Categoria: 

Concelho: 

Depois de algum ascendente inicial por parte do Illiabum, o embate com a Ovarense foi marcado por muitos empates e alternâncias no marcador até final do encontro. Nos momentos finais os ilhavenses foram mais fortes, conquistaram um ressalto ofensivo após lance-livre decisivo, e acabaram por vencer por 72-70. Com este resultado, os comandados de Ricardo Vasconcelos somaram a quarta vitória da época.

A formação da casa começou muito determinada o encontro, e rapidamente chegou à vantagem de 15-3. Os vareiros responderam com um parcial de 6-0, mas seriam novamente os ilhavenses a revelarem superioridade nos minutos finais do 1.º período (20-9).

A meio do 2.º quarto a vantagem dos visitados já só era de cinco pontos (27-22), isto porque a Ovarense elevou a sua agressividade defensiva, forçando alguns turnovers na equipa de Ílhavo. Até final da primeira parte, as duas equipas equivaleram-se, pelo que a diferença pontual que as separava estabilizou e acabou por ser o Illiabum a recolher aos balneários para intervalo na frente do marcador (36-31).

A Ovarense abriu a etapa complementar com um triplo de Cristóvão Cordeiro (4 pontos) e passados dois minutos chegava pela primeira vez ao comando do jogo (39-38). Depois de três alternâncias no comando do marcador e quatro empates, novo triplo, desta vez de André Pinto mesmo sobre o final do período, dava  vantagem mínima aos vareiros à entrada do último período (55-54).

Nos dez minutos finais foi a Ovarense quase sempre a comandar o resultado, ainda que sempre por curtas vantagens, uma vez que o Illiabum ia sempre respondendo aos cestos do adversário. Só a 1.40 minutos do final, dois pontos da autoria de Stephen Nwaukoni (11 pontos e 13 ressaltos) voltava a colocar o Illiabum na frente. Uma penetração do estreante Nemanja Petrovic (8 pontos e 4 assistências) fazia subir a diferença para três (69-66), isto porque os vareiros criavam boas situações de tiro mas os triplos não entravam.

Um triplo de André Pinto (9 pontos e 3 ressaltos) que daria o empate foi bem contrariado, mas ainda assim conquistou ele próprio a bola e concretizou mais dois pontos (69-68). Obrigada a cometer faltas, a Ovarense tentou que o relógio não andasse, e rapidamente colocou Sérgio Correia (18 pontos e 5 ressaltos) na linha de lance-livre. O extremo do Illiabum converteu o primeiro, falhou o segundo mas a Ovarense perdeu o ressalto defensivo, e a jogada acabaria por colocar novamente Sérgio Correi na linha de lance-livre. Desta vez o atleta do Illiabum não falhou e selou o triunfo da equipa da casa (72-68). André Pinto ainda conseguiu mais dois pontos, após mais um triplo falhado por Miguel Miranda (19 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências), já em desespero.

Fonte: FPB.