Lions quer torneio internacional de Mölkky para promover turismo na Região de Aveiro.

2015-09-14 10:55

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Lions Clube de Ílhavo, em colaboração com o Grupo Boardgamers de Aveiro, promoveu, este domingo, o 1º Torneio de Mölkky da Ria (jogo tradicional Finlandês, tipo jogo da malha), no Jardim Oudinout, na Gafanha da Nazaré. Promover este jogo tradicional e, dessa forma, apostar nos espaços de socialização é aposta definida pelo clube. Rosa Vieira, do Lions de Ílhavo, assume interesse em promover o turismo na Região e atrair praticantes para lançar um torneio internacional (com áudio).

O objetivo passa por promover a socialização através do jogo, promover atividade lúdica congregadora dos diferentes movimentos cívicos e associativos e promover o Município de Ílhavo. Carlos Abrunhosa, do grupo Boardgamers, explica que a edição “zero” esteve em risco por causa da chuva mas acabou por superar as expetativas. “Aquilo que contávamos era nem fazer. Baixámos as expetativas e acabamos por superar essas expetativas. Propusemos isto como evento zero para ver o que corria menos bem, testar o modelo competitivo e é bom que tenha sido em escala mais pequena”.

A Junta da Gafanha da Nazaré associou-se ao evento para mostrar abertura a iniciativas que desenvolvam aposta em jogos tradicionais. José Arvins representou a Junta e não escondeu que a iniciativa tem pernas para andar. “Desde o primeiro momento quisemos apoiar a atividade. É um desporto novo, diferente, e voltado para as famílias. Pena o tempo não ter ajudado. Este é o primeiro torneio a nível nacional. É experiência a repetir para levar as pessoas a sair de casa e a deixar um pouco os jogos eletrónicos.”