Judo: Gabriela Barbosa é Campeã Nacional de Cadetes.

2018-02-25 20:47

Categoria: 

Concelho: 

Gabriela Barbosa da 4JUDO PROJECT é Campeã Nacional. Realizou-se, no sábado, dia 24 de fevereiro de 2018, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, o Campeonato Nacional de Cadetes 2018. A competição contou com a participação de cerca de 327 atletas (224 masculinos e 103 femininos) de 86 clubes, distribuídos por 19 categorias de peso.

A judoca da Associação 4JUDO PROJECT, Gabriela Barbosa, conquistou o título de Campeã Nacional de Cadetes (Sub-18), na categoria de -78Kg, fazendo história, arrecadando o primeiro título Nacional para o Judo Aveirense nos escalões de formação.

Gabriela Barbosa chegou ao Campeonato Nacional como 4ª classificada da Listagem de Classificação Desportiva, o que lhe permitiu ser uma das 4 cabeças de série da sua categoria.

Numa competição recheada de emoções, a judoca foi eliminando as suas adversárias pela vantagem máxima no Judo “IPPON”, até chegar à desejada final, onde defrontou a atleta da Casa do Povo de Ronfe, Cláudia Gonçalves, numa reedição da final do Zonal Norte 2018, realizado na guarda, no passado 27-01-2018.

Desta feita, Gabriela Barbosa venceu a sua adversária pela vantagem máxima, conquistando o título de Campeã Nacional.

Para Nuno Vieira “este feito é histórico para o Judo Aveirense, pois temos uma atleta formada a 100% em Aveiro e a 100% dentro do nosso projeto 4JUDO a conquistar um título desta dimensão”.

O treinador referiu ainda “tal deve-se ao trabalho desenvolvido pela atleta, pela equipa técnica e pelos colegas de treino. Esta medalha é da Gabriela, mas também é de todos os colegas, é de todos os pais e é de todos os nossos parceiros: Agrupamento de Escolas de Eixo, Junta de Freguesia de Eixo-Eiról, Associação de Melhoramentos de Eixo, Junta de Freguesia de Esgueira, Casa do Povo de Esgueira e Associação Desportiva Recreativa Educativa da Palhaça. Sem eles, isto não seria possível. É um orgulho fazer parte deste projeto e coordená-lo, a par de uma equipa técnica cheia de valores e com espírito de entreajuda. O meu obrigado a Pedro Fonseca, Manuela Simões, José Vieira, Diana Valente e João Cruz”.

Gonçalo Correia, atleta da AAUAv, competiu na categoria de -73Kg e ficou em 11º lugar. O aveirense superiorizou-se ao seu adversário no 1º combate. Na segunda ronda, contra o até ali campeão nacional em título, o atleta da academia aveirense ressentiu-se da lesão contraída na passada quarta feira e que colocou em causa a sua participação na prova.

Relegado para as repescagens, foi a vez de defrontar o que viria a se medalha de bronze. As dores acutilantes que sentia, a falta de mobilidade, foram fatores decisivos no combate, que foi para ponto de ouro empatado e onde se superiorizou o seu adversário pela vantagem mínima.