Judo: Associação Académica da Universidade de Aveiro marca presença no Open Internacional de Barcelos.

2016-05-02 11:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Daniel Afonso foi 4º e Jorge Duque 9º no Open Internacional de Barcelos. António Costa garantiu mais título. Barcelos acolheu mais uma edição do Open Internacional com a presença de atletas da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Daniel Afonso, que competiu na categoria de -60Kg, foi o atleta da AAUAv que ficou mais perto do pódio ao conquistar o 4º lugar final na sua categoria. Jorge Duque era quem representava a cor dos estudantes na categoria de -81Kg conquistando o 9º lugar final.

António Costa também foi atleta em prova. A representar o Vianense, fez um percurso imaculado que chegou à final, após vencer todos os combates por Ippon (pontuação máxima). Na final, contra um atleta muito forte da AAC que já representou Portugal nos Jogos da Lusofonia, António Costa não se intimidou e levou a medalha mais “valiosa” para casa.

“Eu vim para rodar. Estou a preparar o Europeu de Veteranos em Junho na Croácia, e necessito de competir. Esta prova não estava nos objetivos, no inicio do ano, mas com a certeza de ir ao Europeu passou a ser uma forma de treinar. Queria testar várias coisas, que correram bem, outras não tive oportunidade de testar. Com o Pedro Cruz, na final, o combate foi muito equilibrado e podia ter caído para qualquer lado. Felizmente fui eu a ganhar. Mas o Pedro é muito forte, e ajudou-me muito na preparação para o Europeu”.

No papel de treinador, António Costa mostrou-se feliz pelo desempenho dos atletas. “O Daniel distraiu-se e foi-lhe fatal para chegar ao pódio. Mesmo assim, contra atletas melhor classificados no ranking nacional, mostrou que está no caminho certo, com muitos e eficazes ataques que colocaram em sentido os seus adversários. O Jorge Duque tinha que mostrar que sabe competir fazendo ataques e não esperando só pelo contra ataque. O plano para a prova era que ele fizesse o maior número de ataques, nem que saísse de lá de dentro de gatas, mas tinha que atacar a cada oportunidade. Ele demonstrou que sabe atacar, sendo dos atletas, certamente, que mais ataques fez por combate disputado. Se para o Daniel o pódio era um objetivo, para o Duque a classificação não tinha relevo para nós, mas sim os seus ataques. Saímos daqui felizes e com a certeza que estamos no caminho certo”.