Judo: AAUAv conseguiu bronze no campeonato de juvenis.

2018-05-21 10:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Bronze para a AAUAv em Nelas. Martim Ribeiro conquista medalha na categoria de -50 Kg e apura-se para o Campeonato Nacional de Juvenis.

O Pavilhão Municipal de Nelas foi o local escolhido pela Associação de Viseu para o Campeonato Zonal de Juvenis, Zona Norte.

Num evento que contou com cerca de meia centena de atletas dos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Porto, Braga e Viana do Castelo, foram vários os momentos de interesse ao longo de uma tarde de muito Judo.

Martim Ribeiro foi o único atleta da AAUAv presente. O seu colega de equipa Jorge Mêna, ainda doente, não conseguiu disputar a prova.

Com este resultado foi conseguido o principal objetivo proposto, que era carimbar o acesso ao Campeonato Nacional do escalão.

Na mesma competição, a 4JUDO conseguiu 4 Campeões Zonais Norte. Esta competição, para além de garantir apuramento para o Campeonato Nacional do escalão, serve igualmente para consagrar os melhores judocas da Zona Norte, no escalão de Juvenis 13-14 anos.

A Associação 4JUDO PROJECT marcou presença com 4 judocas: Manuel Ribeiro a -42Kg, Rodrigo Vicente a -60Kg, Nádia Peixoto a -52Kg e Ana Rita Loureiro a -57Kg. Manuel, em -42Kg, ganhou todos os combates por Ippon; Rodrigo Vicente, em-60Kg, perdeu o seu primeiro combate no grupo, mas não se deixou abalar, vencendo os 2 combates seguintes e garantindo, assim, um lugar na meia-final.

Nesta, o atleta venceu pela vantagem máxima, conquistando o acesso à final, sagrando-se campeão zonal. Nádia Peixoto, em -52Kg, judoca do núcleo 4JUDO em São João da Madeira, apesar da sua pouca experiência competitiva, venceu os seus 2 combates pela vantagem máxima.

Por fim, Ana Rita Loureiro, em -57Kg,vice- campeã zonal 2017, este ano atingiu o lugar mais elevado do pódio, vencendo os seus 2 combates por Ippon, vantagem máxima no Judo.

No próximo dia 27 de maio, Gabriela Barbosa irá representar Portugal na Taça da Europa de Cadetes, em Coimbra. Depois segue para mais um Estágio da Taça da Europa de Cadetes, entre os dias 28 e 30 de maio.

A AUAv destaca ainda os recentes Campeonatos Nacionais Universitários 2018, no Estádio 1º de Maio, em Lisboa. Esta, que é a prova rainha do Judo Universitário, contou com algumas das melhores figuras nacionais da modalidade (na foto).

A AAUAv, á semelhança dos anos anteriores, fez-se representar por 7 atletas em 5 categorias de peso. No sector feminino destaque para Maria Inês Sousa, que competiu na categoria de -57 Kg. A representante da academia Aveirense arrecadou a medalha de Bronze. Esta é a sua primeira medalha em prova Nacionais.

Também no sector feminino esteve Maria Francisca Damas, na categoria de -63Kg, que conquistou o 4º lugar final, numa prova que contou com atletas muito mais experientes.

Nos rapazes destaque para o representante na categoria de -60Kg, Emanuel Martins, que revalidou o seu título de Vice-Campeão Nacional da categoria. Com 4 combates muito bem disputados, o representante da AAUAv viu-se relegado da vitória na categoria logo no encontro inicial.