José Alexandre é o treinador escolhido para o Beira-Mar. Futebol de formação regressa ao clube.

2015-08-07 08:08

Categoria: 

Concelho: 

José Alexandre Silva é o treinador escolhido pelo Beira-Mar para a equipa sénior que vai jogar no campeonato da II divisão distrital. Em simultâneo será o coordenador do futebol aveirense. O treinador José Alexandre Silva, de 42 anos de idade, foi confirmado nas últimas horas para liderar o arranque dos trabalhos da equipa sénior no próximo dia 13 de Agosto. Corresponde ao perfil traçado pelos dirigentes que pretendiam um técnico com experiência de futebol distrital tanto no futebol sénior como no futebol de formação.

José Alexandre Silva iniciou a sua carreira nos escalões jovens do SC Beira-Mar (de 1998 a 2005), constando do seu curriculum passagens pelo Taboeira (formação), Academia do Sporting de Oiã (formação), Gafanha (seniores), Calvão (seniores) e Alba (formação). O técnico assumirá também a coordenação técnica do futebol de formação onde será coadjuvado por Paulo Matos (futebol de 11) e por José Guilherme (futebol de 7). Com esta estrutura técnica para o futebol, “o SC Beira-Mar pretende afirmar-se como um clube formador, reforçando cada vez mais a ligação entre o futebol sénior e a formação”.

O Clube de Aveiro confirmou a reversão da titularidade das equipas de futebol que estavam nas mãos da SAD desde 2011. Conseguiu garantir, junto da Federação Portuguesa de Futebol, a reversão dos direitos desportivos das equipas da SAD para o Clube, pelo que, as equipas de iniciados, juvenis e juniores voltam a fazer parte integrante do Sport Clube Beira-Mar.

A direção de António Cruz recorda que a passagem do futebol de formação para a SAD foi uma medida polémica incluída na constituição da SAD. “Esta decisão da anterior direção foi alvo de muitas críticas no universo beiramarense, não tendo sido, sequer, sufragada pelos associados do clube e levou ao quase abandono destes escalões por parte da SAD. Ao longo destes últimos anos, foram os treinadores, diretores de equipa e encarregados de educação os grandes responsáveis pela manutenção da atividade destas equipas em condições bastante adversas”.

Entretanto é conhecido o regresso de Pedro Ribeiro ao Beira-Mar. O antigo capitão é uma das primeiras figuras a assumir disponibilidade para apoiar a reconstrução da equipa. “Neste momento de particular dificuldade, merece destaque a disponibilidade evidenciada nos últimos dias por inúmeros beiramarenses que têm feito chegar ao conhecimento da direção do clube a sua vontade em colaborar desinteressadamente no projeto de recuperação do SC Beira-Mar”, anuncia o clube em comunicado publicado no facebook.