Irmãs Paradela frente às favoritas no Europeu de Bodyboard na Costa Nova.

2017-08-08 21:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A MISS ACTIVO CUP 2017 marcou hoje o arranque do Circuito Europeu de Bodyboard feminino e tem para amanhã agendadas as decisões.

Teresa Padrela irá defrontar a tricampeã europeia Joana Schenker, que conta ainda no palmarés com a vitória nas três últimas edições da Miss Activo Cup, enquanto a mais nova do clã Padrela, Madalena, irá medir forças com Teresa Almeida, campeã mundial ISA 2014.

Esta são as quatro atletas que melhores prestações tiveram no dia de hoje, um dia marcado por um forte vento Norte, que, no entanto, não prejudicou em demasia as condições de mar, que, diga-se, estiveram muito razoáveis.

O suficiente para Joana Schenker fazer uma onda que o corpo de juízes atribuiu 9.00 pontos.

O dia de arranque do Campeonato Europeu foi dominado pela campeã europeia em título, que fez os dois melhores scores (14.00 e 13,75 pontos) nas duas baterias que disputou, mas Teresa Almeida também deu um ar da sua graça, depois de uma prestação na prova do Nacional (ontem) menos conseguida.

Hoje, a atleta da Nazaré conseguiu os dois melhores resultados (13.75 e 13.50 pontos) e as duas melhores ondas (7.50 e 7.50 pontos), logo a seguir aos dois melhores resultados e às duas melhores ondas do dia de Schenker (9.00 e 8.00 pontos). voritas.

Hoje foram surfadas 66 ondas, ou seja, mais 66 euros a somar ao pecúlio a angariar para o Lar do Divino Salvador (IPSS de Ílhavo que acolhe mulheres em situação de fragilidade social) e que já vai em 221 euros.

 Entre as diversas atletas que iniciaram a disputa do Europeu de Bodyboard, prova tutelada pela European Surfing Federation, os quartos-de-final tiveram um confronto curioso. Com o primeiro lugar da bateria entregue, folgadamente, a Teresa Almeida, a discussão pelo segundo lugar e último que dava acesso às meias-finais teve como protagonistas a francesa Stéphanie Hirsch e Madalena Padrela.

A primeira era, simplesmente, a atleta mais madura em prova, com 38 anos, enquanto a segunda a mais nova em competição, com 13 anos. Madalena Padrela conseguiu ultrapassar a mais velha.

São 25 anos que separam as duas atletas, no entanto, ambas praticam bodyboard apenas há três anos.

Stéphanie Hirsch, que há três anos vive no Baleal, em Peniche, começou a praticar bodyboard quando veio morar para Portugal.

“Há três anos, no Baleal, o meu amigo Laranja desafiou-se a experimentar o bodyboard, quando eu andava a aprender surf. Então fiz uma troca com ele, ou seja, ele treina-me no bodyboard e eu, que sou fisioterapeuta, trato da preparação física da equipa que ele entretanto criou”, explica, acrescentando: “Comecei a competir porque quero treinar miúdos e acho que é importante conhecer as cambiantes da competição”.

A francesa reconhece ter aprendido muito, pelo que decidiu fazer, pelo menos, mais um ano de competições, sendo que até agora tem participado no Nacional, no Regional e no Masters de bodyboard feminino, tendo logo em 2014 vencido o evento da Boggie Chicks Amador.

Madalena Padrela procura seguir as pisadas da irmã Teresa, afirmando que “o bodyboard é já coisa de família”, estando ainda mais duas irmãs mais novas na calha para no futuro entrarem nas provas do desporto de eleição das manas Padrela.

“Para mim isto é sempre uma aprendizagem. Estou aqui, mais uma vez, para aprender com as mais velhas”, afirma a atleta de Cascais, que na etapa de abertura do Nacional Open, ela que ainda é júnior, alcançou o segundo lugar, na Costa de Caparica, que sublinha: “Isto não é uma obrigação, faço isto por gosto. E gosto muito”.

O facto de ter batido na primeira ronda uma atleta que tem idade para ser mãe dela, é razão de “motivação extra”, ela que ambiciona “ser campeã mundial”.

Já a nível interno, os objectivos também são claros: “Ficar no Top 4 tanto do Nacional como do Europeu”.

Sobre a Miss Activo Cup, Madalena Padrela considera que “é um campeonato muito giro e muito especial”. “Gosto muito de vir cá, porque é um campeonato em que tanto podemos apanhar o mar difícil, mas também um mar perfeito, com boas ondas”.

Já Stéphanie Hirsch, que não logrou passar da primeira ronda pela prestação da caçula Padrela, acha que a Miss Activo Cup, em que se estreou este ano, “é giro por ser só feminino, sinal que as atletas estão sempre em primeiro plano”.

Amanhã é o dia de fecho da 13ª edição do campeonato mais perfumado do bodyboard mundial, com a realização das baterias decisivas da primeira prova do Circuito Europeu 2017, que segue para a Madeira e depois para Zumaia (País Basco).

Foto: André Neto