Illiabum defronta Benfica na final 8 da Taça de Portugal em basquetebol.

2016-03-02 21:52

Categoria: 

Concelho: 

O Illiabum defronta o Benfica no arranque da “final 8” da Taça de Portugal de basquetebol masculina. O sorteio colocou o campeão e vencedor da Taça no caminho dos ilhavenses. A cidade de Oliveira de Azeméis recebe entre os dias 17 e 20 de março a “Final 8” da 67ª edição da Taça de Portugal de Basquetebol Masculina cujo sorteio decorreu hoje à tarde com a presença de representantes da Federação Portuguesa de Basquetebol, Câmara Municipal e clubes participantes.

A competição decorrerá no pavilhão Dr. Salvador Machado, o palco que acolheu em 1996/1997 a mesma prova, então sob o formato de “final four” da qual saiu vencedora a equipa do FC Porto. Esta é a segunda vez que a competição regressa a Oliveira de Azeméis depois das cinco últimas edições, entre 2010 e 2015, se terem realizado em Fafe.

De acordo com o sorteio da competição, realizado em Oliveira de Azeméis, o primeiro jogo dos quartos-de-final, no dia 17, será disputado entre as equipas do Vitória de Guimarães e o Atlético. O segundo jogo coloca frente-a-frente o SL Benfica (o detentor do troféu) e o Illiabum.

O terceiro jogo, no dia 18, será disputado entre o FC Porto e o Barreirense, e o último jogo dos quartos-de-final será jogado entre a Ovarense e o Basquete de Barcelos. A “Final 8” efectua-se em regime de eliminatórias. As meias-finais jogam-se no dia 19 e o jogo decisivo no dia seguinte.

A equipa detentora de mais títulos nesta competição é a equipa do Benfica, que soma já 18 títulos. A equipa encarnada foi a vencedora do troféu na época passada. A Federação Portuguesa de Basquetebol “entregou” o evento á cidade de Oliveira de Azeméis por considerar que ela reúne boas condições para receber a competição.

“Mais uma vez vamos ter na cidade uma grande competição e isso representa, para nós, a confiança e o reconhecimento das entidades máximas do desporto português pela nossa capacidade organizativa e qualidade das instalações desportivas”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Loureiro.