Ílhavo: Vozes de Portugal e do Brasil querem levar mais longe cultura bacalhoeira.

2018-01-22 10:02

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Paulo de Carvalho, Ivan Lins, a Administração do Porto de Aveiro e a Capitania são os novos Confrades de Honra da Confraria Gastronómica do Bacalhau. Tito Cerqueira é o novo Confrade Efetivo.

Entronização no Grande Capítulo na celebração do XIX Aniversário. Apreciadores de bacalhau e comprometidos com a sua divulgação, os novos confrades assumem-se como “embaixadores”. Ivan Lins diz que mesmo no Brasil esta é uma realidade apreciada que fica como marca da ligação aos portugueses (com áudio).

Paulo de Carvalho confessa que é a primeira confraria a que adere e com a responsabilidade de divulgar a cultura bacalhoeira.

“As confrarias têm muita importância e esta representa a memória de toda a faina maior. Isto não é chegar e comer umas bacalhauzadas. É preservar a memória e evocar aquela vida. Nem tenho forma de falar daquelas dificuldades. É uma honra para mim estar aqui. É bom poder conviver com toda esta gente e com outras confrarias”.

Os cantores centraram atenções e no caso da APA e da Capitania foi a confirmação de um compromisso já histórico entre instituições diretamente ligadas à cultura marítima.

Braga da Cruz (APA) e Carlos Isabel (Capitão do Porto), enquanto confrades de honra, e Tito Cerqueira, com carreira na marinha, na condição de confrade efetivo, assumiram a entronização como sinal da ligação emocional à região.