"Hoje mais do que nunca há uma necessidade de compromisso global para planos de controle do cancro"- LPCC.

2018-02-02 08:25

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga está a terminar a Semana do Doente Oncológico com visitas a escolas e unidades de saúde familiar da região.

Além dos momentos lúdicos no Hospital e formações nas escolas, a equipa do serviço de oncologia marca presença esta sexta na Rádio Terra Nova para uma conversa sobre o tema. Ao início da tarde, às 14h, mais uma sessão “Da Prevenção ao diagnóstico de cancro” na USF Costa de Prata.

A epidemia mundial do cancro é gigantesca e deve aumentar. Atualmente, 8,8 milhões de pessoas morrem de cancro em todo o mundo a cada ano, mais do que devido a HIV/AIDS, malária e tuberculose juntas. Desses mais de 8 milhões, 4 milhões de pessoas morrem prematuramente (entre os 30 e 69 anos).

“Ações urgentes devem ser realizadas para sensibilizar sobre a doença e desenvolver estratégias práticas para lidar com o aumento dos casos de cancro”, refere nota da Liga.

As disparidades entre as pessoas de diferentes ambientes estão a crescer, especialmente no que se refere ao acesso à prevenção, tratamentos e cuidados paliativos.

“Hoje mais do que nunca há uma necessidade de compromisso global para ajudar a estimular mudanças nas políticas e encorajar a implementação de planos nacionais abrangentes de controle do cancro”.

Entretanto, no programa destaque para a Tertúlia “Prevenir e sobreviver ao cancro” na celebração dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro da Liga.

Aveiro recebe o evento este sábado, às 16h, no pequeno auditório do Centro de Congressos de Aveiro.